Redes Social

Vitória de Santo Antão - Passado, Presente e... Futuro (?)

"Como será amanhã? Responda quem puder [...] O que será? (O que será?)."**


O Orkut, que é a rede social mais popular do Brasil, como sempre se destaca  em vários momentos, as vezes bons e as vezes ruins. Porém, alguns seres que o habita mostram que há, sim, vida inteligente nessa ágora.  Um exemplo disso, que não está tão, tão distante de nós é a “comunidade” que tem o maior número de membros e leva o nome da Cidade, Vitória de Santo Antão,  na qual entre os diversos tópicos – polêmicos ou não - existe um em que não há muita discussão. O mesmo é intitulado de “[VITÓRIA] – Retratos”, na qual o objetivo é que os participantes ponham imagens do Município.

Entre as diversas fotografias... – Fotografia para os menos afortunados cognitivamente é, essencialmente, a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando esta em uma superfície sensível. A palavra Fotografia vem do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa "desenhar com luz e contraste".  -... Destacam-se algumas que nos  remetem ou passado (não tão, tão distante...) e a contemporaneidade (presente). Vejam esses exemplos e digam se não é o carai:
(Mercado da Farinha) -  Clique na foto para ampliar  

(cibrazem à esquerda) - Clique na foto para ampliar   

Esses são apenas dois dos muitos exemplos da conservação dos prédios históricos da Cidade de Vitória de Santo Antão. Por milagre, ou não, existe um prédio que foi restaurado há algum tempo, mas que ninguém sabe até quando ficará em bom estado, que é a antiga estação ferroviária da cidade. Quanto aos outros... mostram o compromisso que os governantes têm com a “cultura” local.

Para os menos afortunados cognitivamente, “cultura”(do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, podendo ser explorado no campo filosófico, antropológico e sociológico, no entanto vamos recorrer aa definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

Sem mais, as inquietações que o Blog deixa para que nossos filósofos possam refletir  são as seguintes: Houve evolução organizacional, cultural e planejamento estrutural na Cidade? Se houve, o que as imagens e a atual realidade querem nos dizer? Se não houve, como reverter tal quadro? Se o quadro não for possível ser revertido, como será o futuro da pólis?  – mesmo sabendo que o mundo vai acabar em 2012 – .


Blog Deu o Carai em Vitória
Informações complementaresEnciclopédia Livre Online (Wikipédia)
Imagens: Orkut - Comunidade Vitória de Santo Antão, por: Danilo Coelho / Google Imagens
** Trecho da música "O Amanhã"/ Compositor: João Sérgio

3 comentários:

  1. É triste ver esses belos casarões totalmente abandonados. Eles poderiam servi de excelentes centros culturais, assim como a Casa da Cultura em Recife.

    Infelizmente não temos governantes compromissados com a cultura.

    >> Verônica>>

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, depois que a cidade perde algo é que os governantes vem se lamentar.
    Caso o mundo não se acabe em 2012, vamos renovar os nossos representantes, porque do jeito que está é que não pode ficar.
    Estou honrado pelas imagens.

    ResponderExcluir
  3. Esse prédio da primeira foto daria m belo centro de artes!
    ---------
    As vezes me dá vergonha em ser de Vitória!
    Temos tantos motivos para nos orgulharmos, mas essa politicagem nojenta de Vitória só faz denigrir a imagem da cidade.

    Lamentavel

    ResponderExcluir

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

O Grito da Juventude


Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico