Redes Social

Alceu Valença, Pierre, e a Razão (?)

Pronto, deu o carai no último dia de carnaval em Vitória de Santo Antão. Alceu Valença e Pierre, filosofaram acerca da razão.


No último dia de carnaval, terça-feira (08/03), a diversidade cultural em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata Sul de Pernambuco, trasformou-se em um ringue de batalha verbal entre o cantor Alceu Valença (que também é um Cantor do Caralho) e o cantor Pierre (que também é A Pressão de Pernambuco), na qual o artista vitoriense que puxava o bloco A Girafa, ao chegar a Praça Duque de Caxiais, onde estava o pólo do governo do Estado, teve uma enorme encaraiação... O que era para ser um encontro  harmonioso entre ambos os cantores, acabou se transformando em um belo diálogo de acusações.

No ocorrido, Alceu Valença (o Cantor do Caralho)  pediu para que o cantor vitoriense parasse de cantar e passasse com o trio-elétrico para que ele pudesse voltar com o seu show, porém isso não aconteceu. Pierre (A Pressão de Pernambuco), na verdade, queria fazer um dueto com o Artista Olindense, assim como fez em anos anteriores com outros artistas como Elba Ramalho, no entanto, desta vez, não obteve êxito. Alceu, se exaltou e disse que, se “ele (Pierre) quisesse cantar suas músicas baianas que fosse para Bahia.” - Vale destacar que Pierre estava cantando músicas do próprio Alceu Valença, ou seja “frevo” - . Em seguida,  Alceu se intitulou de “cantor do caralho”, “cantor internacional,” “deu banana,” se retirou por um instante, e quando voltou cantou “meia-horinha” e foi embora sem dá tchauzinho.

Durante o episódio, a Praça Duque de Caxias parecia mais um estádio de futebol, onde haviam os defensores do Cantor do Caralho (Alceu Valença), como também defensores da Pressão de Pernambuco (Pierre), principalmente os que estavam dentro do bloco “A Girafa.” Garrafas de água mineral e latas de cervejas voavam de um lado para o outro, caindo na cabeça de quem não tinha nada a ver.  
,
E foi  nesse clima filosofal  que aconteceu a grande despedida do carnaval na Cidade de Vitória de Santo Antão.

Nas ágoras de Vitória de Santo Antão, agora, a grande discussão é:  Com quem está a razão?   (se houve racionalidade).

Para os menos afortunados cognitivamente, podemos entender a razão como sendo a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas. É, entre outros, um dos meios pelo qual os seres racionais propõem razões ou explicações para causa e efeito. A razão é particularmente associada à natureza humana, ao que é único e definidor do ser humano.
 
A razão permite identificar e operar conceitos em abstração, resolver problemas, encontrar coerência ou contradição entre eles e, assim, descartar ou formar novos conceitos, de uma forma ordenada e, geralmente, orientada para objectivos. Inclui raciocinar, apreender, compreender, ponderar e julgar, por vezes usada como sinónimo de inteligência.

Como uma forma de chegar a conclusões, é frequentemente contraposta não só com o modo como os animais não-humanos parecem tomar decisões, mas também com a tomada de decisões baseada na autoridade, na intuição, na emoção, na superstição ou na fé. A razão é considerada pelos racionalistas a forma mais fiável de descobrir o que é verdadeiro ou melhor. A forma exata como a razão difere da emoção, fé e tradição é controversa, dado que as três são consideradas potencialmente racionais, e, em simultâneo, potencialmente em conflito com a razão.

A principal diferença entre a razão e outras formas de consciência está na explicação: o pensamento é tanto mais racional quanto mais conscientemente for pensado, de forma que possa ser expresso numa linguagem.

Desta forma, acreditamos que podemos afirmar que não houve racionalidade, nem pela Pressão de Pernambuco (Pierre), nem pelo Cantor do Caralho (Alceu Valença). O que houve foi uma verdadeira encaraiação.

E a nossa Rede de Televisão (Tv Vitória) registrou tudo Ao Vivo:  
Deu o Carai em Vitória
Informações complemantares da Encilopédia Livre Online (Wikipédia)
Imagens: Google Imagens
Youtube

25 comentários:

  1. que baixaria, hein? a cidade cheia de turistas e esses dois fazem esse papelao

    vergonha!

    ResponderExcluir
  2. Isso é uma baixaria, não só para vitória como para o estado!! E realmente é motivo de risos para as pessoas que ver isso fora do estado...

    ResponderExcluir
  3. E o bom é que tava Ao Vivo pela Tv Vitória e Tv Nova! ahsuahsuahusuahsu

    ResponderExcluir
  4. Beleza que Alceu foi um pouco grosso, mas a verdade é que o povo de Vitoria é um povo sem cultura. Preferem dá mais credibilidade a um cantor que quer impor uma cultura baiana, ao invés de celebrar a verdadeira cultura pernambucana, o frevo.
    Sou vitoriense, mas não defendo Pierre.

    Digo a Pierre o que Alceu disse: "Se quiser cantar músicas baianas, que vá pra Bahia"

    ResponderExcluir
  5. Meu deus.... que horror!

    Quem esse Pierre pensa que é?

    (Marilia)

    ResponderExcluir
  6. Há um comentário interessante no Blog do Prof. Lissandro. É bom conferir...

    LINK: http://avozdavitoria.blogspot.com/2011/03/deselegancia-e-registrada-no-ultimo-dia.html

    ResponderExcluir
  7. Pierre que aparece, através de Alceu, ele não passa de um matuto, bahianizado sem cultura, Alceu e Alceu, proucure o seu logar!

    ResponderExcluir
  8. Thiago, sem cultura vejo que é você!!!
    Ao invés de dar o devido valor merecido ao que é de sua cidade, vem dar valor a um cara que já veio duas vezes a vitória e pelas duas vezes fez essa palhaçada...

    Apoio o que Pierre disse: Carnaval não se define só na capital, no galo. Carnaval também se define no interior, porque em vitória tem um bloco chamado A GIRAFA !!!

    SOU VITORIENSE E DOU VALOR A QUEM TAMBÉM É !!!!

    ResponderExcluir
  9. Que post merda! cheio de palavras de baixo calão desnecessárias! Já que eh pra ser baixo calão, esse blog é um cú!

    ResponderExcluir
  10. QUEM É PIRRE???????? Bahiano Irrustido?


    Alceu valença é um Mestre na Música Pernambucana e Mito na Cultura Popular! Ele nunca mais deveria tocar em vitória, pois essa não aparenta merecer o magnifico mestre!

    No Dia que Pierre tocar pra mais de 500 mil pessoas e ser glorificado, como alceu é no Marco Zero do Recife...Eu mudo meu nome pra Chupeta!

    Alceu merece o Respeito! Seu história já conta tudo...ja esse pierre ai, qual a história dele?

    ResponderExcluir
  11. Aos Srs. Filosofos que não procuram informar-se.

    I - Este Blog tem como pressuposto o humor sarcástico. Portanto, se os senhores não têm senso de humor...lamentamos muito.

    II - Como os Senhores podem observar - se leram até o final - não estamos defendendo ninguém. Ao nosso ver, ambos foram, no mínimo, deselegantes e não mostraram profissionalismo.

    III -Quem sentir-se ofendido, poderão ter seu direito de resposta garantido. Basta enviá-la para: deuocaraiemvitoria@hotmail.com
    ou deixar em forma de depoimento no nosso perfil do orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=10610932296324984407

    Sem mais,
    Ficamos gratos.

    Blog Deu o Carai em Vitória

    ResponderExcluir
  12. É uma coisa dessa que mancha a beleza do carnaval de pernambuco.

    Lamentavel!

    ResponderExcluir
  13. Emanoel Aleixo,

    Acho que o meu conceito de cultura é bem diferente do seu. Aliás, como você define cultura mesmo??

    ResponderExcluir
  14. uuuuuuhhhuuuuooooouuuu

    pega fooooggoooo cabaré

    ResponderExcluir
  15. Nada justifica a arrogancia de Alceu Valença!

    (Bruno T.)

    ResponderExcluir
  16. Quem Alceu ta pesnsando quem é? A Pi*a que matou Cazuza?

    Pode nao vei!como vc mesmo disse: "vc é um cantor do caralho", tem que mostrar respeito pra ser respeitado

    ResponderExcluir
  17. Creio que nesse confronto de vaidades, os dois artistas se superaram e quem perdeu com isso foi o carnaval de Vitoria.

    Se a inteção do cantor local era fazer um dueto com Alceu Valença, deveria ter combinado isso antes com a produção e não invadir com o seu trio o espaço onde Alceu já se apresentava.

    Já Alceu, ahhh Alceu, ela realmente se acha uma estrela e age com um estrelismo peculiar. Poderia ter relevado, feito o dueto e continuado o seu show, sem causar esse problema que poderia ter tomado proporções alarmantes.

    Enfim, perderam todos, inclusive os dois artistas e o carnaval de Pernambuco

    ResponderExcluir
  18. Lamentável a postura do dono do Bloco a Girafa, Aluizio Ferrer, ao usar do microfone, em praça pública, e desferir palavras de baixo calão, atacando a honra e a imagem de um ícone da música popular brasileira, Alceu Valença.

    Esse elemento, que faz parte de uma família tradicional em nossa cidade, é usuário contumaz de drogas e álcool e todo carnaval faz confusão com todos achando que o carnaval de vitória se resume a seu bloco.

    Lamentável também a postura de Alceu, ícone da nossa cultura pernambucana, excelente compositor, que se mostrou totalmente destemperado diante de uma falta de educação e profissionalismo do Cantor Pierre e do Bloco A Girafa.

    Concordo com os comentários que dizem que quem perdeu foi o carnaval de Vitória.

    Ass. Vitoriense de Coração.

    ResponderExcluir
  19. O mais incrível foi ver os comentaristas da Tv Vitória, tomando partido e insultando o Cantor Alceu. Para mim, que não esteve lá era difícil saber quem estava com a razão, até porque a transmissão não mostra claramente quem começou ou porque começou. Apenas mostra Alceu se irritando por uma invasão de um trio elétrico no meio do seu show. Pelo o que vi Alceu estava coberto de Razão, mas como disse não posso afirmar. Se os comentaristas se preocupassem mais em informar,e não em ofender Alceu, numa clara tentativa de colocar o público contra ele,talvez eu pudesse dizer com mais clareza quem estava com a razão, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  20. Primeiramente acho que o que fez tudo dá o Carai mesmo foi a bela falta organização da prefeitura de Vitória ao contratar o Alceu (que de fato é um artista do Caralho!), que estava certissimo ao achar uma falta de respeito enorme enquanto fazia seu show atravessar um Trio eletrico no meio do publico, ainda ser insultado de graça por um outro icone do "carnaval vitorience" e de quebra pela imprensa de vitoria que transmitia tudo ao Vivo, que RIDÍCULO pra pra Vitória, que baixo pros cidadãos!

    Foi Nojento e pior, a vergonha fica aqui em Vitória queridinhos!

    - VAMOS MOSTRAR UM POUCO DA EDUCAÇÃO QUE NÓS TEMOS GENTE! (Palavras do radialista que estava no palco tentando contornar a cituação);

    Agora eu comento, que edução alguns tiveram?

    Achei super educado jogar garrafas de água e latas de cerveja e refrigerante na multidão enquanto muitos mandavam todo se Fod#@#@ !

    ResponderExcluir
  21. ISSO FOI UMA MALOQUEIRAGEM SEM TAMANHO

    O cara é contratado para fazer um show (repare que com toda estrutura montada) e o trio entra no meio do show a todo volume??

    Uma coisa é o encontro PROGRAMADO de um show fixo com um trio, o trio entra com todo respeito e cantam juntos, como na Bahia
    se faz espetacularmente (em marketing, pelo menos, o caras são bons).

    Esse "encontro casual" que acontece em Salvador, na verdade é combinado e ensaiado, programado. Tudo muito PROFISSIONAL e bem trabalhado.
    Se essa era a idéia em Vitória, alguém esqueceu de combinar com Alceu...

    Cadê o respeito ao trabalho artístico de quem está no PALCO FIXO contratado pra cantar?
    Cadê o profissionalismo?

    Isso foi uma MALOQUEIRAGEM, isso sim!

    Coisa de gente sem nenhum tino profissional, sem o mínimo preparo para fazer sequer um pagode de fundo de quintal com amigos, que dirá carnaval em Pernambuco!

    E tá justificado só porque o cantor do trio é de vitória?

    Pra completar as frases "parabéns ???? você e da terra ...." revela um bairrismo da pior espécie e do mais deplorável, do mesmo tipo que faz os paulistas falaram mal e agredirem nordestinos só porque são nordestinos.

    Como PERNAMBUCANO, eu senti foi muito vergonha de ver uma cena deplorável como essa acontecer aqui.

    ResponderExcluir
  22. O horario de Alceu era de apenas 1 hora...ai vem Pierre, como sempre querendo aparecer. Tomando meia hora do show de Alceu.
    Ano passado eu soube que Elba Ramalho cantou apusso com ele, e não gostou ném um pouco de ser atrapalhada também.
    Então Pierre: não se meta com catores de nivel nacional, vc não tem condições.

    ResponderExcluir
  23. Mas nada adimite a estupidez de Alceu. Estou desencantada com ele.

    >>>>Cleide>>>>Vitória<<<<<

    ResponderExcluir
  24. É uma vergonha esse Carnaval de Vitória de Santo Antão, nem os Vitorienses respeitam mais um cantor desse nível que é Alceu valença. Eles deixam de respeitar um cantor desse porte pra dar razão a um puxa Bloco de bebado... Robson Tavares, Lagoa do Carro-PE.

    ResponderExcluir

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico