Ao andar pelas ruas de Vitória de Santo Antão, é possível perceber a preocupação da população local com os empregos daqueles que ninguém os percebe, mas que estão lá: Os garis. Na cidade é mais do que prática cotidiana jogar lixo no chão, até porque, encontrar uma lixeira é uma tarefa um tanto quase que impossível de se realizar, e mesmo se houvesse não adiantaria muito; toda e qualquer forma de entulho continuaria sendo jogada ali: no chão.
Para os menos afortunados cognitivamente, lixeira ou caixote do lixo / balde do lixo é um repositório onde se armazena lixo temporariamente. É muito comum em centros urbanos onde os lixos jogados na rua, podendo causar a proliferação dos animais transmissores de doenças e podendo também entupir bueiros causando enchentes.
É muito comum em prefeituras, com exceção da de Vitória, haver campanhas para conscientização da população para jogar lixo na lixeira. Frases como "jogue lixo no lixo" ou "não suje a cidade" são comuns. Frases agradecendo o ato também são comuns, como por exemplo: "Obrigado" ou "Agradecemos a sua colaboração." Mas na Cidade de Osman Lins, a única campanha que existe é a eleitoral, que muito se assemelha a lixo.
Atualmente o município está tão limpo que porcos (animais) passeando pelas principais ruas e avenidas é uma realidade mais do que natural.
Como dito acima, as lixeiras seria de fundamental importância para evitar que os bagulhos fossem soltos em qualquer lugar e provocassem inundações. Mas os cidadãos vitorienses já são tão “expert’s” em cheias que nem ligam. O mais importante é garantir o emprego dos “ilembravéis” garis. Se você é tão importante que não sabe que profissão é esta, informamos que gari ou “varredor de rua” é o profissional da limpeza que trabalha exclusivamente com lixo assegurando a limpeza da via pública.
NOTA – Na expressão: “O mais importante é garantir o emprego dos “ilembravéis” garis”, é válido dizer que não estamos utilizando de ironia para denegrir a imagem dos trabalhadores. Um bom interpretador deve compreender que estamos comentando sobre consciência ambiental, que é o que falta em muita gente, inclusive na gestão municipal.
Informações complementares: Wikipédia.
Imagens: Google imagens e Blog do Pilako.
*Matéria sugerida por internauta
Realmente. É uma cidade podre e fedorenta!
ResponderExcluir