Redes Social

Na política, você é um influenciado?


"A política é a ciência da liberdade" (Pierre Proudhon)



Essa frase de Pierre Proudhon nos faz refletir sobre o real sentido da política... afinal o que é política? Para os menos afortunados cognitivamente,  termo política é derivado do grego antigo e se refere a todos os procedimentos relativos a polis, ou à cidade-estado. Assim, pode se referir tanto a Estado, quanto à sociedade, comunidade e definições que se referem à vida humana. Segundo Nicolau Maquiavel, em O Príncipe, política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o próprio governo. Vemos, porém que a política envolve toda uma questão de poder e influencia, sobra a nação, estado e sociedade em si.

Estamos às margens de mais um momento político em que exerceremos a nossa cidadania, e nessa reta final é momento de reflexão, há uma frase que diz: “A cegueira só influencia a visão, seu modo de viver é resultado de suas escolhas” Escolhas essas que vão de uma simples dieta alimentar a uma escolha de governança para a “nossa cidade” mais fica a interrogação, de como a governança da nossa cidade pode influenciar o nosso modo de viver? Claro que influencia, a cidade é a nossa segunda casa, para muitos a casa é apenas um locar para dormir e estar com a família, pois a maior parte do dia é no trabalho, faculdade ect. Então há uma grande influencia para o nosso modo de vida, já pensou como seria ter: ônibus passando em frente de casa todos os dias? Muitas indústrias instaladas na cidade, gerando empregos para a população? Fácil acesso, ruas asfaltadas? Educação de ponta? Entre outras particularidades existentes em uma boa cidade. Certamente você já deve ter visto as imagens abaixo:



Infelizmente essas imagens ainda faz parte da nossa realidade, o crescimento de nosso país deve começar pelo crescimento dos estados e das cidades que juntos formaram uma esfera solida e de valor!

Vivemos um momento de escolhas, onde optaremos pelo prefeito e pelos vereadores de nossa cidade, Lembrando que o prefeito é o chefe executivo na esfera municipal e os vereadores são membros da Câmara Municipal que exercem seu cargo em favor do município, eles são responsáveis por fiscalizar o trabalho do prefeito e os gastos ligados ao orçamento anual, sendo assim, é o representante do povo.

Infelizmente muitas pessoas estão escolhendo essas pessoas de extrema importância para nossa cidade pela influencia, por algo que lhe beneficiado individualmente, por afinidades, por quem faz mais barulho ou quem leva mais gente em carreatas, etc. A hegemonia do amarelo ou vermelho não deve ser motivo de influencia, saber o prefeito e os vereadores em que podemos ter alguma esperança de melhoria é o que devemos fazer. A nossa escolha será de extrema importância para os quatro próximos anos de nossa cidade, você está exercendo sua cidadania, ou está sendo influenciado pelos políticos? Repensar nisso é muito importante para que todos nos sejamos beneficiados em longo prazo. Uma frase que resume bem esse trecho é a seguinte: “O ser humano é inteligente por natureza e burro por influência” então a influencia termina atrapalhando as nossas escolhas que muitas vezes eram certas e que por uma decisão equivocada, tomada pela influencia da algo se tornou errada. Ou você nunca mudou a trajetória de alguma decisão por algum conselho? Ou por alguma experiência alheia? Medo? E terminou quebrando a cara e se frustrando por não ter feito aquilo que iria fazer? Isso acontece também na política, se você não tomar as rédias das suas decisões outros tomaram!

 Se você leu o texto até o final peço que Junte agora as palavras destacadas em negrito e pense nelas em conjunto. Depois observe a figura abaixo e tente decifrar o que ela tem a lhe dizer. 



Entendeu a importância das palavras destacadas no momento atual? E do contexto empregado na imagem? Pois é leitor, estamos prestes a tomar uma decisão seria, e somos seres livres para tomar essa decisão, lembre-se que será apenas você e a urna, a urna e você, seu voto é secreto. Mas e você, conhece alguém que é influenciado? Por que motivos você acha que esta pessoa é influenciada? Compartilhe conosco em forma de comentário, não precisa citar nomes. Diga apenas os principais motivos de influencia em sua opinião, talvez alguém esteja lendo e passando por essa “cegueira democrática”.


Autoria: Igor Ferraz

Blog Deu o Carai em Vitória
Texto enviado via e-mail (deuocaraiemvitoria@hotmail.com)




3 comentários:

  1. Muitos estão sendo influenciados, no momento atual vejo que essas carreatas pela cidade tem sido motivo de muita influencia, e musicas do tipo: pula pula pro lado de cá.... o papai chegou, o papai chegou.. vem mechendo com o subconsciente de muitos, e mudando seus votos. obras realizadas e projetos para a cidade, não vem sendo critérios de muitos para a escolha do Candidato. #Lamentavel

    ResponderExcluir
  2. Dinheiro,cor de partido, barulho ect vem influenciando muita gente.

    ResponderExcluir
  3. Contratos por comodismo,receber salários sem trabalhar(Chamam quero é mamar),mesmo sem ser político mas ter o poder pra se sentir o máximo, e temidos através de prestígios de políticos que apoiaram,ficam tão loucos que são capazes de fingirem não ver os piores defeitos,mesmo que isto tornem suas vidas muitas vezes nestes período um verdadeiro inferno,com discórdia entre amigos,familiares,manipulados,esquecem totalmente atitudes de cidadania.Já estive neste meio,mas confio em Deus nunca mais quero me ver em mãos de políticos por trocas de favosinhos que não leva a nada.Quero ter paz.

    ResponderExcluir

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

O Grito da Juventude


Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico