Redes Social

DE OLHO NO FUTURO: Debate sobre liberdade de expressão na internet





Acontecerá nesta quinta-feira (14/06), às 19 horas no Teatro Silogeu, um debate com os principais blog’s da cidade de Vitória de Santo Antão. Com a temática:  “O uso desses veículos é uma falta de limites ou um exercício de cidadania?”, o encontro promete discussões pertinentes sobre  a liberdade de expressão na internet, despertando reflexões sobre o papel da democracia em uma sociedade conturbada com a política nacional e, sobretudo, municipal. O evento será aberto ao público.

A liberdade de expressão,  sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia. Os governos democráticos não controlam o conteúdo da maior parte dos discursos escritos ou verbais. Assim, geralmente as democracias têm muitas vozes exprimindo ideias e opiniões diferentes e até contrárias.

A liberdade de expressão é um direito fundamental consagrado na Constituição Federal de 1988, no capítulo que trata dos Direitos e Garantias fundamentais e funciona como um verdadeiro termômetro no Estado Democrático. Quando a liberdade de expressão começa a ser cerceada em determinado Estado, a tendência é que este se torne autoritário. A liberdade de expressão serve como instrumento decisivo de controle de atividade governamental e do próprio exercício do poder. O princípio democrático tem um elemento indissociável que é a liberdade de expressão, em contraposição a esse elemento, existe a censura que representa a supressão do Estado democrático.

A divergência de ideias e o direito de expressar opiniões não podem ser restringidos para que a verdadeira democracia possa ser vivenciada.Portanto, nobres leitores do Blog, exerçam sua democracia e liberdade de expressão com responsabilidade e respeito mútuo.



Blog Deu o Carai em Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico