Redes Social

Praça da Matriz - Parece que agora vai!

Não acredite nas árvores da Praça da Matriz. Elas têm cara de pau.

Praça da Matriz, há algumas décadas atrás


Em uma definição bastante ampla, praça ou ágora (para os mais cultos) é qualquer espaço público urbano livre de edificações e que propicie convivência e/ou recreação para seus usuários. Normalmente, a apreensão do sentido de "praça" varia de população para população, de acordo com a cultura de cada lugar. Em geral, este tipo de espaço está associado à idéia de haver prioridade ao pedestre e não acessibilidade de veículos, mas esta não é uma regra. No Brasil, a idéia de praça normalmente está associada à presença de ajardinamento, sendo os espaços conhecidos por largos correspondentes à idéia que se tem de praça em países como a Itália, a Espanha e Portugal. Neste sentido, um largo é considerado uma "praça seca".


Depois de quase nove meses paradas, as obras de reforma da Praça da Matriz recomeçaram na última sexta (1°/07). Com a retomada dos serviços, praticamente todas as árvores (21 Algarobas) foram derrubadas, o que é muito bom. Afinal, as árvores que também são plantas, deixarão de desenvolver um processo denominado pelos Gregos de  fotossíntese, que  é o processo fisioquímico realizado pelos vegetais clorofilados. Estes seres sintetizam dióxido de carbono e água, obtendo glicose, celulose e amido através de energia luminosa. 6H2O + 6CO2 → 6O2 +C6H12O6.

Praça da Matriz, 01 de Julho de 2011

As árvores têm uma vida muito corrida, inclusive mais ocupada do que um político corrupto. Ao contrário de muita gente que só sabe ficar vagabundando vendo Orkut e MSN, as árvores ficam 24 horas por dia fazendo fotossíntese, algo que explica o motivo delas ficarem paradas o dia todo, pois não têm tempo de ficar andando.


De acordo com informações do BlogA Voz da Vitória, o Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura da Vitória, Severino Roberto, assegurou que as árvores retiradas serão AUTOMATICAMENTE substituídas por ÁRVORES ADULTAS portando SEIS METROS DE ALTURA, incluindo espécies do Pau-brasil, Ipê roxo e amarelo, além de outras cores.

Árvore tem sido definida na literatura científica como um pau em pé, mas é importante avisar aos incautos que árvore pode até ser um pau em pé, mas nem todo pau em pé é uma árvore. Portanto, quando bêbado não pense ser um macaco e fique trepando nos troncos que vê pela frente, pois o resultado pode ser desagradável, ou não.


NOTA COMPLEMENTAR ENVIADA POR UMA FISIOLOGISTA: Do ponto de vista da fisiologia, respiração é o processo pelo qual um organismo vivo troca oxigênio e dióxido de carbono com o meio ambiente. O oxigênio é necessário para a respiração celular, enquanto que o dióxido de carbono é um subproduto do metabolismo e deve ser retirado do organismo.



Informações complementares: Blog A Voz da Vitória; Wikipédia e Desciclopédia.
Imagens: Blog A Voz da Vitória e Google Imagens.

4 comentários:

  1. O ano que vem antes do fim do mundo a praça ta pronta... ou melhor, antes das eleições.

    ResponderExcluir
  2. tem nada não um dia vão plantar dinheiro e quem sab que daqui pra la não encontre uma forma de respiralo

    clayton cordeiro produtor cultural

    ResponderExcluir
  3. 'Árvore tem sido definida na literatura científica como um pau em pé, mas é importante avisar aos incautos que árvore pode até ser um pau em pé, mas nem todo pau em pé é uma árvore. Portanto, quando bêbado não pense ser um macaco e fique trepando nos troncos que vê pela frente, pois o resultado pode ser desagradável, ou não."


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Muito boomm!!

    Sem querer ser pessimista, mas acho que o mundo acaba em 2012 e essa praça nao fica pronta.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelas críticas e sinceramente, substituição de árvores, e aquelas que se encontravam lá, se teremos outras para que substituir?

    Enfim, espero que desta vez pelo menos as obras não fiquem embargadas e a praça fique pronta, de preferência coma s árvores.

    ResponderExcluir

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

O Grito da Juventude


Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico