Redes Social

Bares e Escolas – Uma relação perfeita

Olha cachaça carai. Cachaça carai. Cachaça, eu to bebendo, eu quero mais.

Um bar é um estabelecimento comercial em que se servem bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Além disso, em geral, são servidos petiscos e outras iguarias. Existem bares famosos, uns por bebidas características, outros por iguarias exóticas, como serviços de prostituição, exploração do trabalho infantil, etc.  O bar como ambiente (anti)social é um importante instrumento para difusão de ideias assim como um pólo de encontros. Local predileto para as "happy-hours," e as putarias nossas de cada dia. A origem da palavra bar é inglesa e significa barra, aquela em que se apoia os pés no balcão. Outra versão para o significado do nome é a barra (trave) de madeira em que se amarravam os cavalos nos saloons do velho oeste estadunidense.
Em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata de Pernambuco, alguns bares estão localizados estrategicamente próximos as escolas, o que facilita a propagação e o consumo etélico entre os jovens. O que, desta forma, contribui para o fortalecimento da indústria do ramo, bem como o crescimento da economia. Durante o período letivo (entre as segundas e sextas-feiras)  na cidade de Vitória,  o principal lugar, onde os jovens costumam ingerir etanol no sangue, é o Bairro do Livramento, sendo mais especificamente no corredor “gela-guela” e defronte ao Colégio Municipal 3 de Agosto. Nas sextas-feiras, por exemplo, é ponto facultativo nas escolas, para muitos “estudantes”
Esses bares que funcionam próximo ao Colégio é de fundamental importância para o estímulo ao processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o enriquecimento cognitivo dos estudantes que, antes (ou depois) de sua escolarização, costumam tomar uma “lapada de cana” para abrir a mente e refrescar (ou esquentar) as ideias.
Lembrando que, uma escola ou colégio  é (ou deveria ser) qualquer estabelecimento ou instituição  de educação. Abrangendo, assim,  os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais**. A ideia de “escola” surgiu da filosofia dos gregos antigos, onde eles se reuniam em praças públicas para praticar filosofia e trocar ideias. Uma escola é formada por diferentes pessoas, sendo o diretor aquele que dirige, o professor quem ensina e dá as aulas, e o aluno aprende e estuda os ensinamentos do professor.
No entanto, (in)felizmente nem todos jovens (e professores) compartilham da filosofia etílica, e querem (des)construir sua aprendizagem indo para o Colégio depois de um dia inteiro de trabalho, muitas vezes provenientes da Zona Rural, o que os deixam significativamente cansativos, mas são obrigados a estarem expostos aos fatores externos, como o alto volume das belas pornofolias oriundas dos porta-malas dos veículos dos “boyzinhos” ou dos próprios estabelecimentos comerciais.
Nesse contexto, entra as rondas policiais que quando aparecem os “boyzinhos” diminuem o volume, mas que quando “os homi” passam tudo volta ao normal e a putaria, ops! diversão retoma as suas origens.



 ============================================
============================================

Blog Deu o Carai em Vitória
Reflexão sugerida por leitores
Informações complementares: Wikipédia
Imagens: Google Imagens
* Letra da "música" "Cachaça Carai" - Timbalada
** LDB - Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional

4 comentários:

  1. Em Vitória existe essas opções, quando não tem um barzinho bem próximo, tem um cabaré em anexo.

    Um dia ainda vejo a saída desses coronéis travetidos de políticos dessa cidade.

    Atc
    Lima

    ResponderExcluir
  2. Em Vitória existe essas opções, quando não tem um barzinho bem próximo, tem um cabaré em anexo. [2]

    ^^ Perfeito!

    ResponderExcluir
  3. ESCOLAS DE INFECTOLOGIA,PARASITAS SANGUESSUGAS,POLITIQUISSE DESPOJADAS,CABIDES DE EMPREGOS,SUPERFATURAMENTOS EM MINI-MINI-MINI OBRAS ESCOLARES,TUDO ISSO E ALGO MAIS ENCONTRAMOS BEM PRÓXIMOS DE NOSSAS ESCOLAS, E AO CHEGAR EM CASA A MÃE PERGUNTA:FILHO(A)COMO FOI A AULA? APÓS UM BREVE SOLUÇO O ÉBRIO ALUNO RESPONDE:ESTOU SATISFEITO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. bom sou aluno do ivo queiroz q fica entre o "corredor do gela guela e o C3A".Infelizmente ñ possso dizer q esses bares são um incomodo pq são eles q fazem minha alegria quando ñ quero assistir aula!!!
    Quero tb ressaltar q a praça é u bom local para tomar uma "cachaça carai".
    E se temos q assistir aula levamos a pitu em uma garrafa de água e destribuimos pela salo com aqueles q queram beber!!!
    sala 3!!!

    ResponderExcluir

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

O Grito da Juventude


Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico