Redes Social

Sócrates

"Durante o resto do dia sempre se podia encontrá-lo onde havia mais gente. Ali falava muito e quem queria podia escutá-lo" (Xenofonte, Ditos Memoráveis).



Sócrates (469–399 a.C.), foi um filósofo ateniense, um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental, e um dos fundadores da atual Filosofia Ocidental. As fontes mais importantes de informações sobre Sócrates são Platão, Xenofonte e Aristóteles (Alguns historiadores afirmam só se poder falar de Sócrates como um personagem de Platão, por ele nunca ter deixado nada escrito de sua própria autoria.). Os diálogos de Platão retratam Sócrates como mestre que se recusa a ter discípulos, e um homem piedoso que foi executado por impiedade.

Sócrates causou impacto sobre o pensamento uma vez que estimulava a reflexão e o questionamento, o que não era nada favorável aos “poderosos” da época. Decorre daí, uma das importâncias da sua filosofia.

O poder sempre é mais forte se todo mundo aceita as coisas como são passadas, sem questionamentos. Ainda hoje, na sociedade capitalista pós-moderna, esse elemento se faz tão presente.

Nesse sentido, Sócrates era um vilão para o pensamento da juventude e da sociedade grega. Fato este que o levou a ser acusado de corromper os jovens, desrespeitar os deuses e violar as leis. Conseqüentemente foi levado em Assembléia para ser julgado.

No entanto, Sócrates recusou o seu direito de defesa: “Se eu me defender, estarei aceitando as acusações, e eu não as aceito. Se eu me defender, o que os juízes vão exigir de mim? Que eu pare de filosofar. Mas eu prefiro a morte a ter que renunciar à Filosofia.”

Assim sendo, foi condenado à morte, sendo obrigado a tomar veneno: a famosa cicuta.

Informações complementares: Portal da Universidade de Lisboa - Dep. de Filosofia
Imagens: Google imagens

7 comentários:

  1. Sócrates, é talvez, o maior exemplo de ética que existiu. Não é a toa que é considerado por muito como o Pai da Ética.

    Estudar Sócrates é estudar sobre dignidade, sobre honestidade, sobre ser digno... etc.

    O livro sobre a morte dele é um das coisas mais linda de se lê. Um exemplo para nossos dias de sombra e de pouca luz.

    Ética, palavra tão bonita, tão falada e tão pouco usada.


    Muita luz!

    ResponderExcluir
  2. O julgamento de Sócrates, na minha modesta opinião, é um legado de ensinamentos ricos e preciosos, cuja a problemática acompanha os tempos das civilizações.

    A ética deve ser um exercício praticado na vida do homem todos os dias, pois não existe uma formula pronta para ser ético, ser ético ou não, depende de cada ser, pois somente o proprio homem pode escolher por si mesmo em agir com procedimentos éticos ou não.


    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Finalmente um blog interessante na cidade!
    Adorei!

    LINDINHA

    ResponderExcluir
  4. Bom para mim, Sócrates é O GRANDE pois ele sai da esfera natural e traz a filosofia para a esfera humana! Depois dele a filosofia se preocupou em tratar do HOMEM e nao mais da natureza, pq se somos humanos devemos partir da relação do homem com todas as outras coisas e não o contrario! Portanto, a frase que resume melhor a filosofia deste pensador (em minha opinião) "Homem, conhece-te a ti próprio"

    Dessa forma ele revoluciona o pensamento e a partir dele surgem muitos pensadores(a maioria) a focar no humano e não em elementos da natureza para expliicar o mundo!

    ResponderExcluir
  5. Hummmm..... estou vendo nesse texto uma mensagem subliminar....

    Por que algumas frases estao em negrito e quando juntas formam:

    "Sócrates foi um filósofo ateniense executado por impiedade. Estimulava a reflexão e o questionamento, o que não era nada favorável aos “poderosos."

    Agora pensem comigo: Por que essa postagem logo após a morte de Lucinao Pedrosa? Humm..... estranho... mto estranho

    ResponderExcluir
  6. socrates = luciano pedrosa ?
    ¬¬

    ResponderExcluir
  7. Até agora eu digo: Pronto, agora deu o carai!

    Naty, minha filha, vc se superou agora! Parabéns!

    ResponderExcluir

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

O Grito da Juventude


Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico