Moradores do Bairro de Redenção escrevem ao Blog denunciando aterramento na vargem da comunidade.
Clique na imagem para aumentar |
Empreendedores que estão preocupados com a qualidade de vida dos habitantes do Bairro de Redenção, em Vitória de Santo Antão, resolveram melhorar ainda mais aquela comunidade - que já é conhecida pela atenção tenaz dos órgãos públicos - aterrando a vargem (várzea) para construção de algo que realmente seja necessário, como por exemplo, borracharias, oficinas ou simples galpões utilizáveis apenas para proteger os "usuários de erva" e servir como “motel calango.”
De acordo com informações, o aterro até que seria uma ótima ideia desde que paralelamente fosse feito o saneamento básico do Bairro, uma vez que todo o esgoto doméstico é despejado lindamente na várzea. Logo, o magnífico trabalho de aterramento pode bloquear as saídas de “água” dos canos, e em um futuro próximo as residências que ficam as margens do “piscinão” se transformarão em verdadeiros estoques de merda cocô.
Lembrando que “esgoto doméstico” é aquele produzido nas zonas residenciais. O que sai dos encanamentos do banheiro das casas, em certos casos, permite uma conclusão a respeito de quem ali vive, especialmente em lugares mais periféricos, como Redenção e a maioria dos bairros de Vitória, onde o processo de condução do material é visível. No esgoto, os "troços" produzidos pelos vizinhos, bem como tudo aquilo que sair pelos ralos de suas pias, irá se misturar um ao dos outros, e gerar uma mistura harmonizada, levando à cabo uma legítima política de boa vizinhança.
Aproveitando a oportunidade, é importante lembrar aos menos afortunados cognitivamente que, saneamento básico é a atividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando a saúde das comunidades. Trata-se de serviços que podem ser prestados por empresas públicas ou, em regime de concessão, por empresas privadas, sendo esses serviços considerados essenciais, tendo em vista a necessidade imperiosa desse por parte da população, além da importância para a saúde de toda a sociedade e para o meio ambiente. Sendo que sua falta ou em condições precárias aliada a fatores sócio-econômico-cultural são determinantes para o surgimento de infecções por enteroparasitoses, tendo as crianças o grupo que apresenta maior susceptibilidade às infecções. Nos países mais pobres ou em regiões mais carentes essas parasitoses tendem a ocorrer de forma endêmica e no Brasil figuram entre os principais problemas de saúde pública.
============================================
============================================
Informações enviadas por internautas que preferem o anonimato. Complemento: Wikipédia
Imagens: Blog Deu o Carai em Vitória
Essa foi boa!
ResponderExcluir