Não acredite nas árvores da Praça da Matriz. Elas têm cara de pau.
![]() |
Praça da Matriz, há algumas décadas atrás |
Em uma definição bastante ampla, praça ou ágora (para os mais cultos) é qualquer espaço público urbano livre de edificações e que propicie convivência e/ou recreação para seus usuários. Normalmente, a apreensão do sentido de "praça" varia de população para população, de acordo com a cultura de cada lugar. Em geral, este tipo de espaço está associado à idéia de haver prioridade ao pedestre e não acessibilidade de veículos, mas esta não é uma regra. No Brasil, a idéia de praça normalmente está associada à presença de ajardinamento, sendo os espaços conhecidos por largos correspondentes à idéia que se tem de praça em países como a Itália, a Espanha e Portugal. Neste sentido, um largo é considerado uma "praça seca".
Depois de quase nove meses paradas, as obras de reforma da Praça da Matriz recomeçaram na última sexta (1°/07). Com a retomada dos serviços, praticamente todas as árvores (21 Algarobas) foram derrubadas, o que é muito bom. Afinal, as árvores que também são plantas, deixarão de desenvolver um processo denominado pelos Gregos de fotossíntese, que é o processo fisioquímico realizado pelos vegetais clorofilados. Estes seres sintetizam dióxido de carbono e água, obtendo glicose, celulose e amido através de energia luminosa. 6H2O + 6CO2 → 6O2 +C6H12O6.
![]() |
Praça da Matriz, 01 de Julho de 2011 |
As árvores têm uma vida muito corrida, inclusive mais ocupada do que um político corrupto. Ao contrário de muita gente que só sabe ficar vagabundando vendo Orkut e MSN, as árvores ficam 24 horas por dia fazendo fotossíntese, algo que explica o motivo delas ficarem paradas o dia todo, pois não têm tempo de ficar andando.
De acordo com informações do BlogA Voz da Vitória, o Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura da Vitória, Severino Roberto, assegurou que as árvores retiradas serão AUTOMATICAMENTE substituídas por ÁRVORES ADULTAS portando SEIS METROS DE ALTURA, incluindo espécies do Pau-brasil, Ipê roxo e amarelo, além de outras cores.
De acordo com informações do BlogA Voz da Vitória, o Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura da Vitória, Severino Roberto, assegurou que as árvores retiradas serão AUTOMATICAMENTE substituídas por ÁRVORES ADULTAS portando SEIS METROS DE ALTURA, incluindo espécies do Pau-brasil, Ipê roxo e amarelo, além de outras cores.
Árvore tem sido definida na literatura científica como um pau em pé, mas é importante avisar aos incautos que árvore pode até ser um pau em pé, mas nem todo pau em pé é uma árvore. Portanto, quando bêbado não pense ser um macaco e fique trepando nos troncos que vê pela frente, pois o resultado pode ser desagradável, ou não.
NOTA COMPLEMENTAR ENVIADA POR UMA FISIOLOGISTA: Do ponto de vista da fisiologia, respiração é o processo pelo qual um organismo vivo troca oxigênio e dióxido de carbono com o meio ambiente. O oxigênio é necessário para a respiração celular, enquanto que o dióxido de carbono é um subproduto do metabolismo e deve ser retirado do organismo.
Informações complementares: Blog A Voz da Vitória; Wikipédia e Desciclopédia.
Imagens: Blog A Voz da Vitória e Google Imagens.
O ano que vem antes do fim do mundo a praça ta pronta... ou melhor, antes das eleições.
ResponderExcluirtem nada não um dia vão plantar dinheiro e quem sab que daqui pra la não encontre uma forma de respiralo
ResponderExcluirclayton cordeiro produtor cultural
'Árvore tem sido definida na literatura científica como um pau em pé, mas é importante avisar aos incautos que árvore pode até ser um pau em pé, mas nem todo pau em pé é uma árvore. Portanto, quando bêbado não pense ser um macaco e fique trepando nos troncos que vê pela frente, pois o resultado pode ser desagradável, ou não."
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Muito boomm!!
Sem querer ser pessimista, mas acho que o mundo acaba em 2012 e essa praça nao fica pronta.
Parabéns pelas críticas e sinceramente, substituição de árvores, e aquelas que se encontravam lá, se teremos outras para que substituir?
ResponderExcluirEnfim, espero que desta vez pelo menos as obras não fiquem embargadas e a praça fique pronta, de preferência coma s árvores.