Redes Social

Ibama fecha zoológico de Vitória por ser tão bem administrado pela prefeitura.



E o que já era bom, ficou ainda melhor. O Zoológico Melo Verçosa, o segundo maior de Pernambuco, localizado no município de Vitória de Santo Antão foi fechado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBama) há aproximadamente dez dias. De acordo com o órgão, a administração da instituição, que é municipal, descumpria os preceitos básicos de funcionamento, sendo acusada pela própria população de tratar tão bem os animais que os mesmos estavam parecendo esqueletos vivos.

Segundo o biólogo do Ibama, Edson Andrade, a maior preocupação é com um leão e um urso que estão bastante desnutridos e não há, até o momento, possibilidade de serem  transferidos para outro local. "Inclusive, não descartamos a possibilidade desses animais serem sacrificados, caso não ocorra interesse de outros zoológicos os receberem, a exemplo do Horto de Dois Irmãos no Recife", afirma Edson Andrade. 

Os animais de pequeno porte já tem melhores chances. "Eles serão colocados de volta para o habitat natural. É isso que pretendemos fazer, estrategicamente", explica o biólogo. Entre eles, aves e reptéis - como jacarés e cobras.

Para os menos afortunados cognitivamente, um jardim zoológico, também chamado de zoológico ou simplesmente zoo, é um local específico para se manter animais, selvagens e domesticados, que podem ser exibidos ao público. Nele existem profissionais especializados, como veterinários e zootecnistas, que cuidam da alimentação, das jaulas, da saúde mental e física dos animais, entre muitas outras atividades. – Claro que não estamos falando de Vitória de Santo Antão.




O zoológico em Vitória de Santo Antão foi construído na década de 1950, de acordo com o secretário de Meio Ambiente da cidade, Severino Roberto da Silva, e tinha uma área total de 50 mil metros quadrados. “O problema é que 40 mil metros quadrados foram doados pela gestão anterior (2001-2008)”, conta Silva. Por falta de uma notificação oficial, afirma o secretário, o local continuaria funcionando.


Histórico - Desde de 2008 denúncias são feitas ao Ibama e ao Ministério Público Estadual, segundo Edson Andrade. Chama a atenção que a área inicialmente era de 50 mil metros quadrado e hoje é de apenas 10 mil.




Blog Deu o Carai em Vitória
Informações complementares: Portal LeiaJá e G1/PE


17 comentários:

  1. O secretário do meio ambiente deu uma entrevista na tv 58 que o leão é velho e cego, Quem se habilita para por a mamadeira na boca do bicho?

    ResponderExcluir
  2. Há dias que a comunidade que mora próximo ao reservatório afirmavam a falta de alimentos para os animais de grande porte, o biólogo disse que os animais estão com desnutrição. Os animais não imaginam que estão na era da prova não? Agora uma humilde pergunta: porque os médicos não examinam os efetivos da prefeitura para ver se os tais estão desnutridos para tomar uma providência contra a prefeitura? os funcionários também são animais.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado... dinheiro pra bancar um helicopetero o prefeito tem, mas pra alimentar animais...Vergonha!!!!! acabou de perder um voto!

    ResponderExcluir
  4. O zoo vem se acabando a mt tempo a culpa n é só de Elias n!! N se deixem iludir n minha gente, leiam a materia atentamente e vejam q isso vem se acabando desde o governo anterior!! Antes de mudar seu voto veja o q foi feito por Elias nessa gestão dele!! E as coisas boas? e as obras? vão ficar esquecidas pq um zoo foi fechado?? Quem vê pensa q o povo de Vitória ia visitar os coitados dos animais!
    Eu n me deixo levar por picuinhas políticas! MEU VOTO É LIMPO É 55!

    ResponderExcluir
  5. Se eu pudesse chegar perto do leão e se o mesmo me compreendesse diria, leãozinho aguenta mais um pouco meu velho, a era da fome estar passando, Zé tá voltando e seu amaro que cuidava de ti vai trazer muitas comidas para ti novamente. Quanto aos efetivos sobreviventes deste mandato que tiveram todas gratificações cortadas digo para ti meu irmão aguentas mais um pouco a era da fome estar terminando, Zé estar vindo ai para melhorar nosso salário.

    ResponderExcluir
  6. Esse que diz q elias perdeu um voto quer aparecer vai votar no ze do rombo q tu deve ser da laia dele
    E essa historia de zoo fechado n me convence tudo politica suja apelacao meu voto e 55.

    ResponderExcluir
  7. Bando de gente besta discutindo por polítiticos ricos, vão estudar e ganhar o rumo de vocês com esforço e merecimento próprio, e não através desse povo.

    Minha gente, estamos tratando de vidas, criaturas de Deus que estavam passando por essa situação de despreso e abandono, criem juizo, ao inves de estarem fazendo picuinhas politicas.

    ResponderExcluir
  8. Meu voto é 55... E Zé vai ficar onde está...kkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Essa história n me convence n! Isso é políticagem!! Continuo votando no 55!

    ResponderExcluir
  10. OU CIDADE BEM TRATADA ERA VITÓRIA NA GESTÃO PASSADA!DAVA NOJO O MAL CHEIRO PERTO DA FEIRA.NÃO DISCUTO POR POLÍTICO MAS MORO NESTA CIDADE E QUERO O MELHOR PARA ELA,E NO MOMENTO NÃO VEJO OUTRA OPÇÃO A NÃO SER O 55.PODEM INVENTAR O QUE QUISEREM,MAS TENHO CERTEZA Q A MAIORIA JÁ ESTÃO COM SUA OPINIÃO FORMADA, SÃO 55.

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk O PIOR CEGO É AQUELE Q Ñ QUER VER!!!!! chega logo dia 7 quero soltar o grito da garganta e mandar muita p PQP!!!!

    ResponderExcluir
  12. a pessoa que disse que a cidade ta bem tratada ta doida da uma olhada no comercio ve que bagunça falaram tanto de agraison que tão fazendo o mesmo ou talvez pior enganado o povo deixaram o povo colocar comercio nas calçadas o transito ta uma porcaria a saude nem si fala a educação ta uma pobreza só tão fechado tudo que bom ta a nossa cidade empresa desviada pra pombos ta uma maravilha. olha eu ia votar no 13 poque queria mudança mais to com tanta raiva de elias que vou votar no ze do rombo mesmo dale 40

    ResponderExcluir
  13. a pessoa que disse que a cidade ta bem tratada ta doida da uma olhada no comercio ve que bagunça falaram tanto de agraison que tão fazendo o mesmo ou talvez pior enganado o povo deixaram o povo colocar comercio nas calçadas o transito ta uma porcaria a saude nem si fala a educação ta uma pobreza só tão fechado tudo que bom ta a nossa cidade empresa desviada pra pombos ta uma maravilha. olha eu ia votar no 13 poque queria mudança mais to com tanta raiva de elias que vou votar no ze do rombo mesmo dale 40

    ResponderExcluir
  14. Pior do que era na outra gestão,não pode ficar.Realmente,o trabalho feito pela prefeitura no inicio, deixando as calçadas livres para pedestre foi muito bom,mas temos que entender que certas medidas só funcionam em lugares que a população na sua maioria tem certa visão de direitos e deveres de um cidadão.Aqui,infelizmente uma boa parte é movida por politicagem,e em lugares assim,dificilmente coisas relacionadas a cultura(São João-pé de serra)ou educação,vingarão.Achamos bonito cidades limpas do Sul;preservação da sua cultura porém aqui,talvez a uns dez anos ou mais, com a nova geração que virar aí, mais consciente e com outro olhar possamos ter uma cidade de eleitores mais exigentes,conscientes.

    ResponderExcluir
  15. Creio que o leão por não entender de política diz a si mesmo, o que foi que houve? a quatro anos atras eu e meus companheiros daqui do reservatório éramos tão bem tratados, assistência veterinária pelo DR Bento, tão bem cuidado carinhosamente por todos funcionários principalmente seu Amaro que gostava tanto de mim, tanta comida de primeira, na verdade eu era tratado como um rei que sou, e agora depois de 2009 nem comida temos, o que foi que aconteceu? ( se eu estivesse próximo a ele e entendesse seu pensamento e ele entendesse o que falo diria, é meu amigo não é você que estar desnutrido não, os efetivos não babões também compartilha contigo do mesmo problemas e sofrimentos? uuuuuuuuuuuaaaaaauuuuuuuuuu, aaahhh não é assim que ele faz mais não ele não tem forças para urrar.

    ResponderExcluir
  16. o que e que tem haver 50 com 40 metros se o que os leoes e os bichos estavam passando fome ficam brigando por terras e esqueceram dos animais.

    ResponderExcluir
  17. Acho que o prefeito quer que os bichos do reservatório e os efetivos que tiveram as gratificações cortadas fiquem magrinho como ele, faça isto com a gente não prefeito.

    ResponderExcluir

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

O Grito da Juventude


Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico