Redes Social

Diferentemente dos Políticos, os animais do zoológico estão na miséria!






A notícia da semana tem sido a do Zoológico de Vitória de Santo Antão, que foi alvo de denúncias de irregularidades e maus tratos aos animais e de sua interdição por decisão do Ministério Publico, que enfatizou também a falta de segurança para os animais e os visitantes no local.

 O grande questionamento é: os animais do zoológico em Vitória estariam sendo prejudicados por quais motivos? Exponha sua opinião em forma de comentário, colocando o número correspondente, e se for outros especifiquem qual seria o motivo.

1 - Falta de acompanhamento por parte dos funcionários do zoológico?
2 - Falta de verba por parte de Governo?
3 - Mal administração por parta do Secretário do Meio Ambiente da Cidade?
4 - Os animais estão com fastio? Ou esperando para comer na ceia de natal?
5 - Outros (Especifique)

A questão é que alguém é culpado por essa lastre situação no zoológico, e fica evidente a falta de fiscalização que evitaria que os animais estivessem nesta situação pavorosa, ficando, portanto  a impressão e o questionamento de que as eleições teriam sido o momento ideal para então serem feitas as denuncias, mas por que só agora?

Se os animais se encontravam nessa situação já havia muito tempo...  Bom, Uns colocam a culpa na gestão passada, pelo motivo de doação de terrenos, onde teriam sido doados cerca de 40 Mil metros quadrados dos 50 mil metros quadrados pertencentes ao zoológico, tendo assim dificultado a expansão e até uma maior valorização do zoológico, Outros acham que foi culpa da gestão atual, por não estarem preocupados com o zoológico e não darem a devida assistência.

 Mas sabemos que nada justifica, e que os animais não têm culpa, nem tem preferência por partidos, e talvez por eles não votarem é que estão nesta condição precária. Muitos ficam discutindo sobre política e esquecem dos  animais que estão perecendo a cada dia, e estão tão magros, que de frente parece estarem de lado, e de lado ficavam invisível. Absurdo! Já os políticos, esses estão com a conta gorda e a mesa farta! 


Por: Igor Ferraz

Blog Deu o Carai em Vitória
Texto enviado via e-mail (deuocaraiemvitoria@hotmail.com)

22 comentários:

  1. O problema pelo que sinto é que cada função deve ser ocupada por alguém que tenha amor ao cargo, claro que não é falta de verbas para se alimentar estes animais ( espero que não) o fato é: lembro que na administração anterior neste zoo havia um cidadão que cuidava destes animais, não é por que sou 40 que pucho a sardinha para minha brasa, mas notava naquele cidadão um amor profundo por estes animais, quantas vezes o vi fazendo caminhadas com o dromedário, via seu esforço no cuidado com os mesmos, mas como sabemos o serviço público só funciona com partidarismo independente de aptidão para a função, querem ver estes animais bem cuidados contratem o antigo tratador, que acredito que o mesmo dará um jeito e vai por mamadeira e este animal pode morrer um dia sim por velhice ou outro motivo mais por desnutrição não. O senhor falou que o leão só estar assim porque não vota, equívoco de vossa excelência, os efetivos que não são da situação votam e estão com os salários reduzidos ao máximo, as vezes encontro pessoas que no serviço na saúde atendia, pergunta como é que fizeram um negócio desse com o senhor só por ser do outro lado político, então o serviço público tem tantas queixas por que não se utilizam os profissionais zelosos que sentem prazer pelo bem comum, mas se são bem babões da situação e e vive entregando os companheiros que não comungam do mesmo partido. e quando isto vai mudar não sei enquanto isto o leão e os outros animais aguentem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jonas, a figura empregada no texto que diz.. "e talvez por eles não votarem é que estão nesta condição precária..." se trata de uma metáfora, ironizando com a situação "partidária", remetendo então uma ideia de que os políticos só se preocupam com os que podem o ajudar diretamente, ou seja, se os animais votassem estariam os ajudando nas eleições e posteriormente teriam uma assistência maior por parte dos mesmos.

      Att,
      Igor F

      Excluir
  2. Se o rei dos animais deixaram naquela situação imaginem os súditos.

    ResponderExcluir
  3. Acho q é a opção 4:

    " Os animais estão com fastio? Ou esperando para comer na ceia de natal?"

    ABSURDO TOTAL!

    ResponderExcluir
  4. Os estômagos dos animais assim como e estômagos dos efetivos não babões estão sentindo a fome da era amarela.

    ResponderExcluir
  5. Ouvi também na imprensa falada de nosso município que quando um animal de pequeno porte morria lá no reservatório os cuidadores dava-o para alimento dos carnívoros, algo para se investigar, então a situação está feia mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Bom. Na administracao vermelha o sr. Ze do rolo vendeu 85% do terreno do zoo. Pois bem naquela epoca ninguem falou nada, para onde foi o dinheiro? Eu penso que a populacao tem sua parte na culpa, essa de dizer que o zoo era o principal divertimento eh pura hipocrizia, quase ninguem frequentava aquele local. Mas como eh epoca de eleicao estao usando o fato da interdicao do parque melo vercosa como motivo para criticar a atual gestao. Ze nao fez nada peloo povo de vitoria quanto mais pelos animais. Falar de politica eh facil, quero ver fazer.

    ResponderExcluir
  7. Ai meu Deus, nem os animais tem sossego nestas épocas se teve tanto tempo pra lutar em prol,mas só agora!Quando o pequeno espaço,sim,porque o ambiente deles está longe de ser presos,servindo de atração para o homem,foi invadidos por casas uma em cima da outra, tornando as vidas deles um inferno ninguém falou nada.Amo os animais,e cuido muito bem do que tenho,agora usá-los para causar polemicas,não!

    ResponderExcluir
  8. O que tem haver a doação/venda dos terrenos que irregular ou não, estão abrigando seres humanos, com a desnutrição dos animais? Um erro não justifica outro, se a ocupação é irregular, que se tome as providências cabíveis. A ocupação de parte do zoológico ou o fato do zoológico ser atração principal ou não, não justifica os maus tratos. Ou será que o fato de ninguém visitar os animais é salvaguarda para matá-los de fome? Pessoas justas se comprometem com a verdade e assumem seus erros, não ficam apontando o erro do adversário com a intenção de tirar o seu do foco. Nenhum homem é passível ao erro, então cada um assuma os seus e responda pela sua parcela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdilene, na sua opinião um animal como um leão por exemplo, vive melhor em um ambiente espaçoso
      ou em um buraco com alguns metros quadrados ? pouco espaço contribui sim no
      modo de vida do animal que somado com uma má alimentação faz com que o animal atrofie, fique desnutrido
      e com doenças! o leão por exemplo não esta apenas desnutrido, esta também parcialmente cego e atrofiado e no
      texto esta claro que nada justifica os maus tratos.. onde á muito tempo já deveriam ser tomadas as devidas
      providencias,repito:(a muito tempo!) pois o zoológico da cidade estava abandonado a anos.. e a valorização
      dele esteve longe de acontecer por parte dos "responsáveis"

      Excluir
    2. Anônimo, desde que eu me entendo por gente que o leão vive naquele "buraco com alguns metros quadrados" como você disse, e no que me consta o terreno ocupado não era nem nunca foi destinado ao abrigo dos animais, e sim a um mini parque que ficava na entrada do zoológico, sendo assim, essa ocupação irregular ou não, não interferiu em nada no espaço dedicado aos animais. A cegueira e o atrofiamento não justifica em nada a desnutrição do leão, inclusive o urso não se encontra atrofiado nem cego, porém, também desnutrido. Se o zoológico estava abandonado a muito tempo, será que esses animais estavam sem alimentação desde 12 anos atrás e só agora vieram desnutrir? É o que falei sobre apontar o erro do próximo pra amenizar o seu, se o zoológico estava abandonado, não justifica continuar no abandono, à partir do momento que a nova administração assumiu passou a ser responsabilidade dela. Cabe lembrar que o diagnóstico foi emitido pelo IBAMA e o fechamento foi determinado pelo Ministério Público, só falta agora colocarem em xeque a credibilidade desses órgãos e dizerem que eles se venderam a exemplo do que costuma acontecer nessa cidade. PS.: Na próxima vez que você for comentar ou replicar um comentário, identifique-se, é muito cômodo criticar sem mostrar a cara.

      Excluir
  9. Valdilene, Você ainda continua a argumentar que o espaço é um fator que não deve-se levar em conta no modo de vida dos animais? a desnutrição é apenas 1 sinal dos vários existentes, você fez alguma consulta no urso para afirmar que ele esta apenas desnutrido? pode ser que não esteja cego,nem atrofiado mas você me garante que não indícios de alguma doença no animal? e a desnutrição se dar pela falta de alimentação correto? eu concordo plenamente, porém essa falta de alimentação também há outros fatores que influenciam para que aconteça como: atrofiamento do animal,velhice e doenças então mesmo que ele tenha sido mal alimentado ultimamente coisa que é absolutamente inadmissível, pois se trata de um ser vivo,e merece todo o cuidado, esses fatores podem sim ter contribuído ou até adiantado o processo de desnutrição. e lembrando que o espaço do zoológico esta totalmente fora dos parâmetros exigidos.. volto a ressaltar, nada justifica essa situação lamentável atual, e que isso deveria ter sido evitado a anos, como? investindo em um local "MAIOR" ou mantido a dimensão que lhe pertencia, somado com uma constante fiscalização. que n foi feita na gestão passada nem na atual(ambas erradas) vale lembrar que para corrigir alterações feitas não é tão simples como parece.. Agora você me parece claramente fazer parta da família do 40 pois o texto em momento algum sita apelo para algum partido, pelo contrario, pede para que o leitor exponha sua opinião. e fala também que ambas gestões foram irresponsáveis na administração do zoológico, pois você se manifestou principalmente pelo fato da doação de terrenos pertencentes ao zoológico, quem escreveu o texto mostrou os dois lados da moeda, e não puxou camufladamente para algum lado partidário! Desculpe-me por não ter me identificado, escrevi rapidamente o texto e esqueci, pois não há porque me esconder.. meu nome é Felipe! Prazer, fiquei feliz pela sua opinião contraria. o Blog precisa de mais interações assim por parte dos leitores.. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Felipe! Quero que você me aponte onde foi que eu falei aqui que o espaço não é importante. A citação que eu fiz da ocupação pelas casas, foi em referência a um comentário anterior que diz que os terrenos foram doados ou vendidos, e que isso, irregular ou não, não subtraiu em nada o espaço correspondente a jaula de cada animal, já que o espaço destinado aos animais hoje, é o mesmo de sempre. O diagnóstico de desnutrição do urso não foi emitido por mim e sim pelo IBAMA segundo publicações, se estes são falsos, não fui eu que diagnostiquei e nem publiquei. Favor questionar os responsáveis. O espaço não faz apelo pra nenhum partido, e onde foi que eu manifestei aqui a minha preferência partidária? Você faz advinhações? E em que isso lhe diria respeito? Devo entender então que você faz parte da família 55? Mas não me responda porque a sua preferência não me faz diferença. Se você observar, o mesmo leitor que citei no início, diz que estão usando a interdição do parque pra criticar a atual gestão, e aí começam a apontar erros de administrações passadas. Então eu pergunto: Será que esses animais estavam sem alimentação desde 12 anos atrás e só agora vieram desnutrir? Em que a situação irregular, que se diga, desde a sua fundação, impede a alimentação dos bichos? O abandono que se encontrava o zoológico é salvaguarda pra continuar no abandono? À partir do momento que a nova administração assumiu passou a ser responsabilidade dela, cabe lembrar que a mesma está no quarto ano da sua gestão, por que nada foi feito? Apontar o erro dos outros não faz o meu menor, e quando me igualo aos outros, não sou diferente. Ah! Vale lembrar-lhe que existem outros comentários a se replicar. Acredito que somos pessoas com opiniões formadas, visões independentes e insuscetíveis a influências, portanto, seria interessante um respeito mútuo de opiniões. Obrigada!

      Excluir
    2. Sua treplica me parece um ctrl c + crtl V do seu comentário anterior, você menciona os mesmos argumentos, defendendo a tese de que desnutrição é exclusivamente pela falta de alimentação, e outros fatores não deve ser levando em conta. as publicação por parte do IBAMA fala da desnutrição dos animais e não das causas que levaram a isso, fora a falta de alimentação.. saiba extrair as informações mencionadas! Você mencionou sua preferencia implicitamente, não é obrigado pintar na testa o numero do candidato, para saber quem vota em quem, você não quer assumir.. sua defesa, pelo tema da doação deixou claro isso, pois o texto menciona claramente que ambos tiveram sua parcela de culpa. e respondendo sua pergunta eu não sou a favor de nenhum dos dos partidos questionados.. Bom os argumentos já estão saturados e estagnados visto sua resposta ao meu comentário.. sem mais prolongas, você e eu teve a liberdade de expor as respectivas opiniões, e com respeito! agradeço sua interação.. no dia 7/10 vamos voltar sem influencias, sem obrigações, e sim pela nossa cidade em quem achamos que irá melhorar essa realidade!

      att,

      Excluir
    3. Sim querido, você veio com os mesmos questionamentos, batendo nas mesmas teclas, então eu tive que repetir pra ver se você entendia o meu ponto de vista, o que não significa concordar, pois não tenho objetivo de mudar opinião de ninguém aqui, diferente de você, eu apenas expus as minhas com o mesmo direito que todo mundo tem. Pra sua informação eu não pertenço a família 40 nem 55, pois minha família tem sobrenome e não número. Agora você sim deve pertencer a família 55 pra ter se ofendido tanto com meu comentário e não quer assumir. Quanto ao voto o mesmo é secreto, pessoal e intranferível, ou seja, eu voto em quem eu quiser, faça uso do seu e deixe o meu por minha conta. Onde foi que eu isentei algum de culpa aqui? Acho que você tem uma deficiência de interpretação, pois eu falei desde o meu primeiro comentário que cada um assumisse a sua parcela de culpa, pois pra mim político que fica usando erros de administrações anteriores como desculpa pra não trabalhar é INCOMPETENTE, seja ele quem for. Se os argumentos estão saturados, são em ambas as partes, pois pra mim você não trouxe nenhuma novidade. É bom que se termine por aqui, pois se você não respeita o meu ponto de vista, também não espere que eu respeite o seu, na verdade você pouco expôs aqui, a única coisa que fez foi questionar opiniões alheias. Do contrário, será melhor pedir ao moderador que retire nossos comentários, pois se você não aceita minha resposta como final, também eu não aceitarei a sua. Passe bem.

      Excluir
  10. kkkkkkkkk,a maquina medidora de stress esta apontando um alto nível de pertubação :O quem não tem como atingir o argumento atinge o argumentador! Quer que prove? vamos la.. palavras suas:
    1- "Não tenho o objetivo de mudar opinião de ninguém aqui, diferente de você"
    2- "voto em quem eu quiser, faça uso do seu e deixe o meu por minha conta"
    3-"Acho que você tem uma deficiência de interpretação"

    Não preciso apelar para questionamentos ofensivos, defendo meus argumentos com o que vejo e com o que acho!
    Agora VOCÊ parece que não entendeu e não quer assumir que vota no 40 , melhor do família 40 né? kk eu quero mudar a opinião de quem? sua que não é, vim criticar os dois lados..já você enfatizou o atual afirmando que ele deveria ter revertido a situação e não falou do estrago da gestão passada. ou estou enganado? dizer (nada justifica) não quer dizer q você esta criticando a passada, demostra querer se sair do circulo! e se quiser pedir para remover os comentários, fique a vontade.. Lembrando que RESPEITEI sim sua opinião, só não concordo,direito meu! então não mudarei e muito menos quero que você mude a sua! seja feliz com ela =D Minha resposta já foi colocada, não tem nada a ver aceitar ou não a sua final, a sua foi muito bem colocada.. mas você com sua opinião e eu com a minha! Abraço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A máquina medidora de baixo nível da conversa começa a se manifestar, levando em consideração as suas risadas (zombaria). As afirmações que fiz lhe atingiram foi? O que dizer quando você me perguntou se eu examinei o urso pra afirmar que ele estava apenas desnutrido? Devo encarar isso como um questionamento ofensivo e atribuir alto nível de stress também a sua pessoa? Ou que você por não poder atingir meus argumentos quis atingir a mim? Eu disse que voto em quem eu quiser porque desde a sua primeira manisfestação que você questiona a minha preferência, porque a preocupação com isso? Meu querido, eu voto no 40, no 55, no 13, no branco, no nulo, isso não me impede de manifestar a minha opinião, eu acho quê o que está em questão aqui é o fechamento da zoológico e não a minha preferência política. A administração passada cometeu erros que foram mantidos nessa, e eu disse que não era justificável por ela se encontrar no 4º ano de gestão, ou seja, houve tempo demais pra que se fizesse alguma coisa. E os erros passados não justificam os atuais, se assim for, em que essa administração difere da outra? Eis o motivo pelo qual você tem deficiência de interpretação, lê mas não entende, ou melhor, só entende o que lhe é conveniente, e ainda quer dizer que não é 55, rs. Da mesma maneira que Aglailson abandonou o antigo parque de exposições, já que este foi obra de Elias, assim também Elias abandonou o zoológico que havia passado pelas mãos de Aglailson. Diga-se que mesmo em situação irregular, sem licença de funcionamento e espaço insuficiente, não foi de conhecimento que os bichos estivessem passando fome. Já lhe disse meu filho, não fui que diagnostiquei desnutrição dos bichos e nem fechei o zoológico, vá questionar os responsáveis porque isso aconteceu agora. Diz que respeita opinião mas transforma o espaço num ringue de luta. Sabe do que mais? Vai brincar criança, que eu tenho pacientes a atender, ou melhor, vai pular carnaval na carreata. PS.: Por favor querido, identifique-se, como vou saber que é você? Ah! Relaxa por hoje que é domingo, e não volto mais aqui. Felicidades!

      Excluir
  11. os erros passados foram mantidos porque? será que era so o zoológico que estava irregular na cidade ? Você acha que o rombo que deixaram na prefeitura foi pequeno?
    Você acha que o governo libera o dinheiro adoidado? é so pedir e pronto? há históricos de verbas liberadas, valor, data , para que foi.. ect então para restruturar a cidade em si não é tao simples como parece.. minha cara não fiz o espaço rinque de luta, só defendi o que eu acho.. mais vamos parar ? pois o blog não é o lugar ideal para estarmos discutindo opiniões, se você quiser passar o seu telefone eu entrarei em contato e nos conversamos civilizadamente, pois não ha motivos para stress ou falta de respeito, se você se sentiu lesada por algum comentário meu peço desculpas, não foi minha intenção! e nem tinha porque. já que você tem apenas uma opinião diferente da minha, nada mais.. ( e se o pessoal do blog achar conveniente excluir os comentários sem problemas.. talvez tenhamos nos estendido..) Abraços!

    Felipe,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Felipe!
      Embora eu tenha respostas para as suas perguntas, não vou responder porque acho que essa discussão já se estendeu além do desejado, e como você eu também acho que o espaço não foi feito pra discutirmos nossas diferenças de opiniões, está aí uma coisa que concordamos. Acredita que eu também ia lhe propor um debate extra blog (se é que para você eu tenho alguma credibilidade não é)? Mas não existe necessidade para isso, até porque seria leviano pensar que um de nós dois fosse divulgar aqui o nº de telefone pessoal. Não me senti ofendida em momento algum, apenas não entendi o motivo da perseguição quando havia tantos outros comentários que criticaram ambos os lados, talvez porque nenhum deles estivesse à altura dos seus questionamentos. Sem mais, acho que conseguimos expor nossas opiniões, eu respeito as suas e você respeita as minhas, afinal a sua opinião não vai alterar o que vejo e penso, e vice-versa. Saber o momento certo de parar é uma questão de bom senso, se ambos concordamos, então somos pessoas sensatas. De qualquer forma foi um prazer "discutir" com você, quisera nós que todos os vitorienses conseguissem discutir política mantendo um nível aceitável de respeito, assim como nós fizemos. E como Vitória ainda não está preparada pra uma mudança de fato, que vença não o melhor, mas o "menor do males". Felicidades!!!

      Excluir
    2. Verdade, falou sabiamente.. e gostaria que conversaremos fora do blog, achei você uma mulher briguenta, mas de ideias. kkk mostrando o poder de persuasão da mulher vitoriense! coisa infelizmente em falta, politica deve-se discutir até para o amadurecimento do ponto de vista da cidadania, onde muitos infelizmente são conformistas, e engole tudo que lhe é dado.. vitoria precisa de pessoas com comprometimento, e com garra.. para que possa junto com a população impulsionar o crescimento da cidade! cara valdilene, me manda um e-mail no felipeadm2000@gmail.com que te respondo! e agente pode conversar melhor..
      Abraços!

      Excluir
  12. Algo que é muito explorado pela imprensa oposicionista é o fechamento dos matadouros de Vitória e Pirituba, segundo informações isto ocorreu por falta de cuidados necessários do governo municipal, parece-me que a ADAGRo, órgão do governo do estado que fiscaliza os animais á vendas, matadouros e suas respectivas instalações e funcionamento, higiene, bem vi no blog do Pilako como funcionava o matadouro de Pirituba, algo tremendo os cachorros puxando fatos dos bois, os urubus sobrevoando o local, me perguntei esta imagem é aqui no Brasil? não quero desprezar nossos irmãos africanos mas parecia um matadouro do século passado, sem a menor condições de higiene, por fim o fecharam, mas os amados leitores sabe o que foi que houve, agora o que é necessário fazer? Há mais ou menos 16 anos fui a um sítio que fica mais ou menos em frente onde fica a fábrica sadia com Antonio Lelé ( antigo funcionário da prefeitura in memórian)com a ordem de comprar um sítio para construção de um matadouro por ordem do atual prefeito, e se o proprietário não quisesse vender a prefeitura entraria num processo de desapropriação, isto há dezoito há 16 anos, pois órgão do governo havia ordenado a prefeitura que se construísse outro matadouro noutro local pois não havia condições daquele órgão funcionar dentro da cidade por que prejudicaria a saúde dos moradores adjacentes. Por fim foi fechado. Agora chego onde quero. sabemos que em Vitória muitos populares sobrevivem desta profissão de marchantes, fateiros, pequenos criadores de gado. então por causa desta morosidade do governo municipal todos este profissionais estão sofrendo muito. o que é bom para nós é que não tem faltado carne nos açougues públicos, feirinhas livres, agora a pergunta que pode nos informar as condições de higiene de onde estão abatendo estes animais. o que está havendo? onde estão as autoridades que nada fazem para solucionar estes problema? Pelo outro lado não posso acreditar que o nosso querido prefeito por estar tão ocupado no momento nada fez para equação deste problema tão importante para todos nós é porque está construindo um mega galpão próximo a entrada do bairro Iraque onde segundo me informaram irá colocar uma câmera fria para importar carne e outros víveres de outros estados e a carne chegará a esta região muito mais barata e os marchantes, pequenos criadores de gado, fateiros que se lasquem.

    ResponderExcluir
  13. Se vc n tem certeza n publique informacoes q n sei quem me disse ou fulano ou cicrano vc ia ate bem nas suas colocacoes mas essa de galpao no iraque ta na cara que e politicagem entao vamos la. Me diz quantos matadouros teu prefeitinho de merda fez em oito anos quantas pracas
    Quantas policlinicas quantas pontes e quantos bairros ele calcou quantas escolas quantos cpv quantas bolsas de leite ele deu ao povo e quantos pratos de sopa quantas casas ele construiu p o povo da enchente de2005 se n fosse Elias lira o povo ainda tava na cagepe as 500 obras ja cairam pra 100 e nada porque n fez nada vai mostrar o que povo na cagepe a ponte do amparo no chao a pra¢a da matriz se acabando e sem falar na da bela vista 3anos e 8 meses copara ai e vota em quem tu quizer fui

    ResponderExcluir

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

O Grito da Juventude


Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico