Redes Social

ACIMA DA LEI - Candidato sonhador promete construir 05 UPA's em Vitória de Antão





Nos últimos dias o ilustre candidato a prefeito de Vitória de Santo Antão, José Aglailson (PSB), conhecido cientificamente como Zé do Povo, Zé do Rombo, O homem das 500 obradas, Pai dos pobres, Cabeção, etc., tem comunicado que, caso seja eleito, vai implantar, neste humilde município, 05 (cinco) UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento 24h), acabando de vez com os problemas na área de saúde.

Para os menos afortunados cognitivamente, as Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

O melhor de toda essa promessa é que o humilde candidato, como todos já sabem, está sempre acima da Lei. Isto por que, de acordo com a Portaria Nº 1.601, de 7 de Julho De 2011, que estabelece diretrizes para a implantação do componente Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) e o conjunto de serviços de urgência 24 horas da Rede de Atenção às Urgências, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências, o município de Vitória de Santo Antão, por enquanto, é impossibilitado de ter mais de uma UPA, de acordo com sua população (130 mil habitantes).

Vejamos o que diz o Art.: 3°:

Art. 3º As UPA 24h são classificadas em três (3) diferentes portes, de acordo com a população do Município sede, a capacidade instalada (área física), número de leitos disponíveis, gestão de pessoas e a capacidade diária de realizar atendimentos médicos, conforme o quadro a seguir:

UPA
POPULAÇÃO DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UPA
ÁREA FÍSICA MINÍMA
NÚMERO DE ATENDIMENTOS MÉDI-COS EM 24 HORAS
NÚMERO MÍNIMO DE MÉDICOS POR PLANTÃO
NÚMERO MÍNIMO DE LEITOS DE OBSERVA-ÇÃO
PORTE I
50.000 a 100.000 habitantes
700 m²
até 150 pacientes
2 médicos
7 leitos
PORTE II
100.001 a 200.000 habitantes
1.000 m²
até 300 pacientes
4 médicos
11 leitos
PORTE III
200.001 a 300.000 habitantes
1.300 m²
até 450 pacientes
6 médicos
15 leitos

Parágrafo único. A composição da equipe médica, de acordo com as especialidades, deverá contemplar o Plano de Ação Regional de forma que seja garantido o atendimento de urgência, inclusive pediátrica, no conjunto de serviços de urgências 24 horas da rede de atenção.

Com isso, verificamos que excelentíssimo candidato está um quanto tanto confuso em suas promessas ou anda tendo sonhos acima do que a realidade pode oferecer.



Blog Deu o Carai em Vitória
Informações complementares: Portal do Ministério da Saúde

5 comentários:

  1. E pensar que boa parte da população de Vitória ainda se deixa levar por esse "cidadão." Lastimável!

    (Henrique Cesar)

    ResponderExcluir
  2. O mundo é mudado por pessoas que sonham, dizia na primeira campanha a prefeito poria ônibus novos para os universitários, não acreitavam, aí estar, diziam que este sonhador não seria candidato a prefeito. Se ele disser que vai construir cinco upas, é melhor acreditarmos, ão duvido que faça é um verdadeiro sonhador, sonha e realiza.

    ResponderExcluir
  3. Não Sei como esse cidadão vai trazer 5 UPAS, se o município só comporta apenas 1 !

    Em 8 anos de gestão só construiu 1 posto médico e os outros só fez pintar de roxo e laranja!
    pura vergonha!

    Sonhar, é uma coisa! mentir é outra!


    Dale 55

    ResponderExcluir
  4. Essas 5 UPAS,deve ser devido ao número 5 que está fixado na mente deste sonhador,breve ele poderá sonhar com 5+5+5+5+5+5+5+5+5+5+5=55,que está sendo o sonho dos sonhadores vitorienses.

    ResponderExcluir
  5. Pelo que li, Vitória pode ter até 2 UPAS, como sempre as pessoas falando mal de Zé do Povo. Prq não sabem das falcatruas do "amarelinho" ACORDA VITÓRIA, O 55 PASSOU A GESTÃO DELE TODINHA REFORMANDO A PRAÇA DA MATRIZ.

    ResponderExcluir

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

O Grito da Juventude


Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico