Redes Social

A triste história do zoológico Melo Verçosa



A TRISTE HISTÓRIA DO ZOOLÓGICO MELO VERÇOSA
Diante do recente escândalo em torno do zoológico Melo Verçosa, nossa redação investigou a fundo os fatos ocorridos, fazendo uma remontagem histórica dos acontecimentos.
De acordo com levantamentos, o zoológico sempre se encontrou em situação irregular, ou seja, funciona sem licença ambiental desde sua fundação, em 1950.
Desde o ano de 1996 o zoológico está legalmente interditado, porém sempre manteve aberto para o público. Vale salientar que os animais do zoológico, foram doados na sua grande maioria pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), inclusive após a interdição. A partir do ano de 2006 o zoológico foi proibido de receber animais, pois o espaço físico é bastante limitado.
De acordo com o IBAMA o local foi recentemente fechado por não atender a legislação. Sabendo o órgão ambiental, que o local é extremamente inadequado par causa do minúsculo espaço físico destinado ao cativeiro dos animais, além de estar inserido dentro do centro urbano da cidade. Onde os animais ficam susceptíveis aos estresses causados pela poluição atmosférica e sonora.
Segundo relatos de um funcionário (atuante no zoológico desde 1998 - gestão do ex-prefeito Carlos Breckfeld) e ex-estagiários do zoológico (Estudantes e Ex-estudantes do Centro Acadêmico de Vitória – CAV/UFPE). Durante o período compreendido entre (2000 – 2008, ou seja, durante a gestão do PSB - Vermelhinhos), foram constatados vários casos de maus tratos (agressividade e alimentação inadequada / insuficiente) e desvios (roubo) de animais, principalmente aves (tendo por exemplo: Araras, Papagaios e Arapongas  - conhecido também como ‘Ferreiro’). Essas aves podem ser facilmente transportadas e possuem alto valor de mercado. Também foi relatado o curioso roubo de Capivaras e Tatus, dentre outros animais “suculentos”. Conforme as denuncias, durante a gestão do então grupo do PSB (2000 -2008), houve um “incêndio” no local onde eram arquivados os documentos do zoológico, ou seja, os registros dos animais do zoológico foram queimados, possibilitando assim que os animais fossem desviados, sem despertar maiores curiosidades e impossibilitando o trabalho das autoridades competentes.
Na atual gestão (PSD – Amarelinhos) o zoológico, não está muito diferente. Pois os animais, principalmente os de maior porte, tendo como exemplo o Urso e o Leão, aparentam estar desnutridos. A saúde dos animais do zoológico é “acompanhada” por dois veterinários: Clovis Figueiredo e Manoel Bento, porém está claro que na realidade esses animais não recebem a devida atenção. É possível constatar no local, vários animais doentes ou/e estressados, tendo, por exemplo, o leão que está cego dos dois olhos. Também é importante lembrar-se da leoa que morreu de morbidez por está confinada num espaço minúsculo. Hoje o zoológico, ou melhor, o ‘depósito de animais’, não possui projetos de educação ambiental para receber os visitantes. O abandono é quase total e o sofrimento dos animais é facilmente perceptível. 
Para concluir, vemos que independente da gestão municipal, o zoológico foi e, continua sendo vítima de abandono e descaso, tanto na instância municipal, quanto na federal.  Na gestão do grupo PSB e na gestão do PSD,  ambos com secretários desqualificados para assumir o seu posto, o que mostra que está mais do que na hora de destinar cargos de “confiança” para pessoas qualificadas e competentes, pois só assim poderemos evitar fatalidades como a que está acontecendo. 
“Aqui em Vitória os políticos tratam os humanos como bicho, e os bichos como lixo”. (Depoimento do Ray Charles – Leão do Zoológico Melo Verçosa).



Walter Vieira - Via e-mail


2 comentários:

  1. Os bichos estavam c/ fome agora. Deixaram os animais s/ comida. Fazem quase 04 anos que a atual administração está no poder e dinheiro p/ manter o zoológico tem. O que falta é vontade aliada à competência. Analisem também a arrecadação do Município hoje. Vamos ser isentos.

    ResponderExcluir
  2. Realmente " Cego é aquele que não quer ver. "
    Pois, foi analisado e dito que " Ambos são desqualificados para assumir seu posto.

    ResponderExcluir

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

O Grito da Juventude


Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico