Redes Social

Sérgio D'Oleron é empossado novo diretor do IFPE-Vitória



Aconteceu na última quarta-feira (04/07) a cerimônia de posse de Sérgio D'Oleron como novo diretor geral do IFPE campus Vitória de Santo Antão, vulgo Escola Agrotécnica.

O evento foi realizado no auditório do campus, contando  com a presença de servidores, estudantes e convidados, além da reitora do IFPE, Cláudia Sansil, e do ilustríssimo Presidente da Câmara de Vereadores  de Vitória e, até então, candidato a Prefeito, Zé do Rombo, conhecido também como José Aglaílson, aquele que fez 500 obradas.

Para você que gosta de saber da vida dos outros, Sérgio Paulo D'Oleron Barreto é vitoriense, nascido em 13 de agosto de 1961. Químico industrial e Licenciado em Química, é especialista em Bioquímica e mestre em Engenharia Agrícola. O professor ingressou na rede federal de ensino no ano de 1994, na então denominada Escola Agrotécnica Federal de Barreiros, e em 2005 chegou ao Campus Vitória de Santo Antão. Entre os anos de 2007 e 2011, exerceu a função de coordenador de Produção da instituição e, em maio deste ano, foi eleito pela comunidade escolar para o cargo de diretor geral.

Acredita-se que, com o novo diretor, o Campus passe a ter uma referência ainda maior sobre o ensino técnico agrícola na região, quiçá no universo.

Lembrando aos menos afortunados cognitivamente que, O IFPE campus Vitória de Santo Antão foi criado em 2 de junho de 1954, com o nome de Escola de Magistério de Economia Rural Doméstica, pela então Superintendência do Ensino Agrícola e Veterinário, do Ministério da Agricultura.  No ano de1962, a Instituição foi renomeada, passando a se chamar Colégio de Economia Doméstica Rural, cuja finalidade era ministrar cursos agrícolas de 1º e 2º ciclos, bem como cursos de aperfeiçoamento. Em 1967, o colégio passou por novas mudanças, sendo incorporado à Diretoria de Ensino Agrícola – DEA, do Ministério da Educação e Cultura.

Em 1979, o colégio recebeu o nome de Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão e implantou o Curso Técnico em Agropecuária, passando, então, a oferecer duas habilitações técnicas.

Em 2001, de acordo com as reformas da educação profissional, a Instituição passou a oferecer o ensino médio desvinculado do ensino profissional, sendo este organizado no sistema modularizado. Passaram a ser oferecidas, então, quatro habilitações técnicas: Agropecuária, Agroindústria, Agricultura e Zootecnia, na modalidade de concomitância interna, externa ou subsequente.

Em maio de 2004, por força do Decreto nº 4.877, de 13 de novembro de 2003, que regulamenta o processo de escolha dos diretores gerais das IFEs, a Instituição elegeu, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, a sua Direção Geral, iniciando assim uma novo modelo de gestão e administração. 

Em 2005, a Instituição voltou a oferecer cursos no sistema de currículo integrado: Curso Técnico em Agropecuária e Curso Técnico em Agroindústria, mantendo a modularização apenas no nível subsequente (cursos voltados para quem já concluiu o Ensino Médio), com as habilitações técnicas em Agricultura, Zootecnia e Agroindústria.Em 2008, foi instituída a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual faz parte o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, constituído por nove campi . A Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão passou a denominar-se, então, Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco.


Blog Deu o Carai em Vitória
Informações complementares: Portal do IFPE-Vitória

4 comentários:

  1. Zé do Povo, no IFPE! kkkkkkkkkkk Deveria ter aproveitado para fazer uma matricula no curso de agricultura rural para garantir salário. xuaxuaxua

    ResponderExcluir
  2. IFPE ATÉ POR AQUIIII - POXA SUPER ATUALIZADOS VCS, HEIN!

    ResponderExcluir
  3. Hummm - Deu o caraí no IFPE com Zé do Povo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns para DOLERON ele é o cara! Foi 11 na cabeça cara hehehehe

    ResponderExcluir

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

O Grito da Juventude


Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico