Redes Social

São João de Vitória com presença de artistas internacionais




Para você que acredita que o São João deste ano de Vitória de Santo Antão está mais para baixo do que peito de velha e prefere alimentar e fortalecer a economia de outras cidades, saiba que  vai perder diversos shows, com a presença de artistas internacionais, como por exemplo: Calypso, Saia Rodada, Caviar com Rapadura, Magníficos e Geraldinho Lins, Forrozão Chacal, além de artistas de Vitória e região. Os festejos irão de 12 a 30 de junho (ver programação completa no site da Prefeitura)..

Lembrando aos menos afortunados cognitivamente que, as Festas Juninas recebem este nome porque ocorrem no mês de junho; possuem um caráter religioso porque se comemoram alguns santos populares do catolicismo (Antônio-13, João-24 e Pedro e Paulo-29). Entretanto suas origens não se limitam a este ou àquele santo, mas ao caráter festivo do ser humano. Entre outras, o ser humano possui a característica da festividade.
Nesse ambiente a música (forró) também assume características rurais com temática religiosa. Nos tempos coloniais, período em que se formou o folclore junino, o repertório religioso português – para a dimensão religiosa dos festejos juninos – e dos salões franceses – de onde vem a quadrilha – é clássico. Mas o repertório da cultura junina se fez com temas rurais: basta nos lembrarmos de "Capelinha de Melão", que "é de São João"; ou então a suplica apaixonada: "São João, São João, acende a fogueira do meu coração."

Outro símbolo junino é a fogueira – que é feita com madeiras geralmente retiradas de forma irregular da natureza -. Na tradição européia, está associada à lenda de que Santa Isabel teria acendido uma para avisar Nossa Senhora sobre o nascimento de João Batista. Isso também nos leva ao ambiente rural em que, no Brasil a fogueira, além de contribuir o para aumento do nível de dióxido de carbono na atmosfera, aceleramento do aquecimento global e o incentivo ao desmatamento, serve para aquecer a noite junina e iluminar o ambiente em que se festejam os santos e a tradição cristã.


Blog Deu o Carai em Vitória
Informações complementares: Prefeitura Municipal de Vitória e Wikipédia
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

O Grito da Juventude


Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico