Redes Social

"A maior arma de uma nação é seu voto."



Internauta escreve reflexão ao Blog sobre o papel do exercício da cidadania. Confira:






Depois da postagem do Deu O Carai sobre a praça, não fica difícil perceber por que Tiririca foi parar no parlamento... Não sei dizer o que está mais obsoleto: A política ou a população Vitoriense. 

Pessoas discutindo, defendendo políticos. Essas mesmas pessoas que ao meu ver tem razões absurdas para "comprar essa briga" pelos mesmos, seja um favorecimento, uma promessa, qualquer coisa que seja, enfim.

Plano de governo? Só Deus sabe o que é isso, por que o BRASILEIRO em geral, se conhece o termo, ignora. Ele está lá, disponível no mesmo site em que Marias e Josés acessam pra baixar as músicas do "eleito" e nos "presentear" com os maravilhosos jingles pelas ruas da cidade, tocando em seus carros, celulares, etc...

Ser cidadão ativo não é convencer o outro, nem sair colando adesivo em tudo o que é lugar ou qualquer coisa do tipo. Ser cidadão é conhecer seus direitos e deveres e ter consciência de que aquele papel plastificado significa muito mais do que ser apenas mais um, que uma praça nova ou um show de uma banda popular, coisa que todos eles podem fazer.

O título de eleitor é nossa voz ativa perante a sociedade. É mostrar que nos importamos e estamos de olho nas promessas (Se a lei realmente for aprovada, a partir de agora, se registrada, tem o dever de ser cumprida obrigatoriamente, coisa que não deveria precisar de lei pra acontecer...), obras, na segurança, educação, saúde e outros aspectos.

Vivemos na mesmice de uma cidade estagnada em uma hierarquia política, em uma alternância, um ciclo vicioso que parece não ter fim.
Não é por que nossa cidade é pequena que temos que remeter ao tempo do coronelismo, pisando em ovos.

Se o povo se respeitar, procurará àquele que realmente sabe que é gente como a gente (Ele deve existir em algum lugar! Novos candidatos sempre aparecem).

Agente do povo, que deve servi-lo, e não buscá-lo apenas de quatro em quatro anos quando a necessidade bate a porta.
E que lembre que só está lá por intermédio da população, que vai esperar retorno pelo voto de confiança ofertado. 
A maior arma de uma nação é seu voto. Valorize - o.


Reflexão enviada via facebook
Identidade preservada.

Blog Deu o Carai em Vitória

Um comentário:

  1. A vezes se vota num tiririca por que ele na sua simplicidade atrai os corações e não a mente, antigamente os presidentes no Brasil eram sempre formados, doutores, generais, não dava certo, votaram em Lula, o país deu um pinote, hoje é respeitado o sexta economia, nos Estados Unidos há muito preconceito contra os negros, votaram em Barack,melhorou um Pouco, Na bolívia elegeram um indígena, vai muito bem, No Brasil novamente com tantos homens elegeram uma mulher, estar dando conta do recado. É assim se vota naquele que acham que não presta para confundir aquele que acham que vai salvar a pátria.

    ResponderExcluir

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

O Grito da Juventude


Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico