Redes Social

Ironicamente, casa de apoio a deficientes físicos não oferece acessibilidade.



Foi inaugurada recentemente em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata de Pernambuco, a “Casa de Jesus: Centro de Defesa dos Direitos das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais de Vitória – CEDEPENE”,  uma instituição que visa dar apoio às pessoas com necessidade especiais, localizada no antigo prédio que foi da Guarda Municipal e posteriormente da Secretaria de Educação, no bairro do Livramento – Praça 3 de Agosto.

O irônico é que, embora, a Instituição tenha como objetivo lutar pela defesa e direitos dos portadores de necessidades especiais, a mesma não faz isso, pois, pintaram o ambiente deixando-o lindo e maravilhoso, mas esqueceram de um detalhe que talvez seja essencial: acessibilidade. E se fosse por falta de conhecimento até que seria louvável um eufemismo, mas  o responsável pela implantação da Casa sabe mais do que ninguém a falta que faz uma rampa... A não ser que os que precisem entrar no lugar criem  asas.  




Para os menos afortunados cognitivamente, acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população. Na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. Atualmente estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão de toda população.

Portanto, seria interessante e até respeitoso se os ilustres engenheiros e arquitetos que lideraram a reforma, que acreditamos que não são cegos, reavaliassem o trabalho feito. Caso contrário, será difícil lutar por uma causa quando a primeira mudança deveria ser feita dentro do próprio “habitat.”

 ============================================
Você tem alguma inquietação? Envie para o e-mail: deuocaraiemvitoria@hotmail.com
============================================


Blog Deu o Carai em Vitória
Informações e imagens enviadas por e-mail (identidade preservada).

Outras informações: Wikipédia

8 comentários:

  1. Infelizmente o responsável pela unidade deve ter boa intensão porem é estranho pois recentemente o folclórico ex-prefeito fez aquisição da casa para servir de comitê eleitoral para eleições 2012 e esse unidade de apoio ao deficiente estava localizada no Lot.Real Vitória e o Bola é pré-candidato do PSB.

    ResponderExcluir
  2. Que boa intenção que nada todos sabem que esse prédio e de ZÉ DO ROMBO que não ta preocupado com nada nem muito menos com deficiente quer e colocar os filhos na prefeitura para aumentar o rombo.

    ResponderExcluir
  3. mas uma palhaçada de cabeção.

    ResponderExcluir
  4. Dé Zé do rombo só se espera disso a pior, como pode?

    ResponderExcluir
  5. Nem jesus tem coragem de entrar ai...

    ResponderExcluir
  6. Isso já uma depravação, cade o Ministerio Publico para interditar este local que não tem acessibilidade nenhuma? a intenção ai é de ludibriar já sofridos deficientes e ignorantes para aplaudir uma aberração dessa.

    ResponderExcluir
  7. zé do rombo quer é aparecer com essa palhaçada todo munda sabe que boa intenção não o seu forte...

    ResponderExcluir
  8. Deixa o cabeção gente, ele tá desesperado porque Elias Lira disparou nas pesquisas e ele vai levar a maior lapada nessa eleição,ai tenta prejudicar o povo pra passar a impressão que é o prefeito, mas esse ano nos estamos preparado com cipo camarão e arame fardapo a pisa que ele vai levar vai ser feia.

    ResponderExcluir

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

O Grito da Juventude


Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico