Redes Social

VESTIBULAR - Conheça o "Anarquismo"




Para muitos, o “Anarquista” é aquele sujeito” acatraiado” que vive em função da bagunça e da “perturbação da ordem.”É comum em uma roda de amigos existir um individuo assim, onde sempre, também, tem um pseudo moralista que diz: “Que naiquia” é essa?”

No entanto, informamos aos menos afortunados cognitivamente que Anarquismo (do grego ναρχος, transl. anarkhos, que significa "sem governantes", a partir do prefixo ν-, an-, "sem" + ρχή, arkhê, "soberania, reino, magistratura" + o sufixo -ισμός, -ismós, da raiz verbal -ιζειν, -izein) é uma filosofia política que engloba teorias, métodos e ações que objetivam a eliminação total de todas as formas de governo compulsório. De um modo geral, anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita e, assim, preconizam os tipos de organizações libertárias.
Anarquia significa ausência de coerção e não a ausência de ordem. A noção equivocada de que anarquia é sinônimo de caos se popularizou entre o fim do século XIX e o início do século XX, através dos meios de comunicação e de propaganda patronais, mantidos por instituições políticas e religiosas. Nesse período, em razão do grau elevado de organização dos segmentos operários, de fundo libertário, surgiram inúmeras campanhas antianarquistas. Outro equívoco banal é se considerar anarquia como sendo a ausência de laços de solidariedade (indiferença) entre os homens. À ausência de ordem - ideia externa aos princípios anarquistas -, dá-se o nome de "anomia".

Informações complementares: Wikipédia
Imagens: Google imagens

4 comentários:

  1. O prefeito é um anarquista...

    ResponderExcluir
  2. Ei, coloca todo o programa de história, geografia, português I e II da covest, rs.

    ResponderExcluir
  3. ou seja, ausência de governo ?

    ResponderExcluir
  4. Seria uma ausência de governo hierárquico, onde os próprios cidadãos se governariam (respeitosamente). Em outras palavras, anarquismo é uma teoria politica que almeja criar uma sociedade na qual os indivíduos cooperem livremente entre si como iguais.

    Ou seja, mais uma utopia.

    ResponderExcluir

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

O Grito da Juventude


Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico