Redes Social

IMPORTANTE – Liberdade de expressão e Democracia


Nas últimas semanas o Blog Deu o Carai em Vitória praticamente dobrou a média de acessos diários – ogradecemos -, contudo, verificamos que algumas informações precisam ser repassadas aos novos cidadãos que passaram a frequentar esta ágora, principalmente no que diz respeito a  democracia e a liberdade de expressão.




A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga). Embora tenha sido o berço da democracia, nem todos podiam participar nesta cidade – mais ou menos como Vitória de Santo Antão. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada.  Atualmente a democracia é exercida, na maioria dos países, de forma mais participativa. É uma forma de governo, supostamente, do povo e para o povo. 

A democracia depende de uma sociedade civil educada e bem informada, cujo acesso à informação lhe permite participar tão plenamente quanto possível na vida pública da sua sociedade e criticar funcionários do governo ou políticas insensatas e tirânicas. Os cidadãos e os seus representantes eleitos reconhecem que a democracia depende de acesso mais amplo possível a ideias, dados e opiniões não sujeitos a censura.

A liberdade de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia. Os governos democráticos não controlam o conteúdo da maior parte dos discursos escritos ou verbais. Assim, geralmente as democracias têm muitas vozes exprimindo ideias e opiniões diferentes e até contrárias.

A liberdade de expressão é um direito fundamental consagrado na Constituição Federal de 1988, no capítulo que trata dos Direitos e Garantias fundamentais e funciona como um verdadeiro termômetro no Estado Democrático. Quando a liberdade de expressão começa a ser cerceada em determinado Estado, a tendência é que este se torne autoritário. A liberdade de expressão serve como instrumento decisivo de controle de atividade governamental e do próprio exercício do poder. O princípio democrático tem um elemento indissociável que é a liberdade de expressão, em contraposição a esse elemento, existe a censura que representa a supressão do Estado democrático.

A divergência de ideias e o direito de expressar opiniões não podem ser restringidos para que a verdadeira democracia possa ser vivenciada. Portanto, nobres leitores do Blog, exerçam sua democracia e liberdade de expressão com responsabilidade e respeito mútuo quando forem fazer qualquer tipo de comentário ou deixar um recado crítico/reflexivo.


Atenciosamente,
Escribas do Blog Deu o Carai em Vitória


Informações complementares: Portal Sua Pesquisa, Wikipédia e Constituição Federal.
Imagem: Google Imagens.

3 comentários:

  1. E ainda acrescentando, não devemos suprimir nosso desejo de falar. Ainda mais, quando temos uma ferramente que se apresenta como a mais democrática de todas: a internet

    ResponderExcluir
  2. Esta semana na aula de literatura a professora estava falando sobre Osman Lins e citou a infelicidade que é o povo vitoriense não conhecer este autor.
    De repente, foi citado o Deu O Carai e o post sobre esse tema.

    Aprecio o blog (:
    E fica aqui o parabéns!

    ResponderExcluir
  3. A verdade é que vivemos em uma sociedade mascarada pelo FALSO-MORALISMO.

    ResponderExcluir

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

O Grito da Juventude


Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico