Redes Social

ESPECIAL - Praticando o bem

- 19 de Julho dia da Caridade -
A caridade sempre esteve presente, em maior ou menor grau, na história da humanidade. As pessoas de um mesmo grupo social se ajudavam, e a partir desta troca se dava o progresso do grupo e dos indivíduos.



Apesar dos pesares, em Vitória de Santo Antão têm pessoas que praticam o bem, é o que acontece com todos que fazem o Instituto Vitória Humana (IVH), localizado no Bairro de Lagoa Redonda.

O trabalho desenvolvido na Cidade pela Sra. Severina há mais de 20 anos com cerca de 30 crianças e adolescentes apresentava em Dezembro de 2007, os seguintes problemas investigados através de entrevistas e observação do cotidiano dos residentes:

a) Crianças abandonadas pelos familiares por motivos econômicos, morte e/ou violência; 
b) Crianças com baixa escolaridade e baixo desenvolvimento físico, psicológico e social; 
c) Crianças com deficiência física, sensorial e mental; 
d)Crianças sem documentação (Registro de Nascimento);


A partir de 2007 um conjunto de profissionais das áreas de saúde, educação e jurídica criaram o Instituto Vitória Humana (IVH) como o fito de implementar programas de educação, apoio psicológico, emancipação e cidadania com as crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de abrigamento. Assim, com a institucionalização do trabalho o IVH alcançou os seguintes resultados: a) melhoria da infra-estrutura; b) regularização da documentação das crianças e adolescentes; c) emancipação de 10 jovens e adultos (07 mulheres e 03 homens);  d) regularização da situação escolar das crianças e adolescentes; e) inscrição e participação no COMDICA e f) consolidação de parcerias institucionais (Prefeitura da Cidade de Vitória, GENEROUS HEARTS – Canadá-), bem como o apoio de comerciantes locais, do Tribunal de Justiça e de profissionais liberais. 

Desde então, vem desenvolvendo ações que visam ampliar e consolidar as estratégias psicossociais de promoção do direito e da cidadania, promovendo uma convivência saudável de crianças e adolescentes que se encontram abrigadas no Instituto Vitória Humana. Os trabalhos institucionais são formas de assegurar o exercício dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, artigos 19 a 23) e na Constituição Federal (artigo 227). Para alcançar tão empreendimento utilizamos de diversas metodologias que se apresentam com três eixos: promoção de ações educativas; apoio psicológico e assistência social e jurídica. As metas são contribuir para que as crianças e adolescentes vivam em condições institucionais de desenvolvimento das suas habilidades cognitivas e emocionais, bem como dar suporte as possibilidades de reinserção a uma convivência familiar (origem e/ou extensa) e comunitária saudáveis.

Conheça mais sobre o IVH acessando: http://www.ivh.org.br/ ou visitando a Instituição no endereço: Rua Antônio Pereira de Lima, 129, Lagoa Redonda, Vitória de Santo Antão.




Informações complementares: Instituto Vitória Humana  - IVH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

O Grito da Juventude


Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico