Redes Social

“Buraco? Não! Isso já é putaria!” (*)

Alunos do IFPE Vitória escrevem ao Blog, encaraiados da vida com a bela situação que se encontra a estrada que dá acesso ao Instituto.



De todos os buracos que já foram noticiados e aclamados pelo Blog, nenhum se compara as crateras lunares existentes na Estrada de Terra Preta. Estrada esta que é o principal acesso ao IFPE- Campus Vitória de Santo Antão (antiga Escola Agrotécnica Federal), assim como liga a antiga BR-232 à comunidade do Oiteiro.

Além dos buracos, os moradores da região baixa do Bairro Novo têm que conviver com as águas muito bem tratadas do esgoto que abastece a suposta rua. Inclusive estão criando, para evitar a extinção, ratos, baratas, sapos e algumas novas espécies que estão surgindo, graças as mutações genéticas provenientes do chorume.

Para os menos afortunados cognitivamente, o chorume, também chamado por líquido percolado, era inicialmente apenas a substância gordurosa expelida pelo tecido adiposo da banha de um animal peludo. Posteriormente, o significado da palavra foi ampliado e passou a significar o líquido poluente, de cor escura e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos. Esses processos, somados com a ação da água das chuvas, se encarregam de lixiviar compostos orgânicos presentes nos lixões para o meio ambiente. E o melhor, esse líquido pode atingir os lençóis freáticos, de águas subterrâneas, poluindo esse recurso natural. A elevada carga orgânica presente no chorume faz com que ele seja extremamente poluente e danoso às regiões por ele atingidas.

Indagado (via e-mail) sobre os buracos da Estrada, um aluno do IFPE – Vitória, que pelo visto também é filosofo, reflete: “Buraco? Não! Aquilo já virou putaria.” E de fato, de acordo com os registros epistemológicos e antropológicos do Blog, esse magnífico problema (?) vem sendo ocasionado há alguns séculos, e fica melhor quando chove.

Estrada de Terra Preta (Trecho próximo ao Bairro Novo) - 04/07

O interessante é que a comunidade do Oiteiro e o IFPE, este último que atualmente conta com cerca de 900 alunos, em cursos regulares (técnicos e técnicos integrados ao Ensino Médio), ou em cursos de curta duração ofertados para qualificação, requalificação e aperfeiçoamento de trabalhadores, através da formação inicial e continuada. A Instituição também possui convênios de cooperação técnica e parcerias com diversos órgãos e instituições de ensino, pesquisa, extensão e produção visando seu aperfeiçoamento técnico e pedagógico, encaminhando alunos para estágios e alocação de egressos no mercado de trabalho. Ainda vale destacar que o Instituto é um pólo regional do programa de Mestrado Interinstitucional (Minter) em Educação Agrícola, oferecido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e também do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Ciências Humanas, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os cursos são voltados exclusivamente para profissionais do IFPE e de outros institutos federais.

Mas que, como podemos ver, o mesmo que é de fundamental importância para a formação social de vários estudantes, está sendo impedido de um maior crescimento devido a precariedade que se encontra a Estrada. Tudo isso graças a grande preocupação dos Governos: Municipal, Estadual e Federal, que pelo que parece estão se importando e muito.



NOTA: O BLOG DEU O CARAI EM VITÓRIA, EM PESQUISA, VERIFICOU QUE O IFPE – VITÓRIA, POR DIVERSAS VEZES FEZ PEDIDOS AOS GOVERNOS (MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL) PARA QUE A SITUAÇÃO DO ACESSO FOSSE MELHORADO,  MAS ATÉ AGORA... CARAI NENHUM FOI FEITO!






Informações complementares: e-mail’s de alunos do IFPE, Portal do IFPE – Vitória, e Wikipédia.
Vídeo e imagens: Blog Deu o Carai em Vitória
(*) Frase filosófica de uma aluno do IFPE

3 comentários:

  1. dennisanderson23@hotmail.com5 de julho de 2011 às 11:16

    Primeiramente, Deu o Carai... Vocês estão de Parabéns pela excelência dos posts

    E... Só tenho a dizer que vejo essa situação desde os anos idos de 2001 qdo entao fui aluno da antiga EAF (hoje IFPE campus Vitória)

    A História com "H" bem grande é que eles fazem um BAMBORIM INSTITUCIONAL pra decidir, definir quem vai executar uma obra definitiva (não um paleativo)afirmando que: - Esse trecho daqui até 10m adiante é do Governo Federal; -Esses outros 2m é da Prefeitura Municipal da Vitória; e aqueles outros 15m é de responsabilidade particular; E a estrada toda é dos otários dos cidadãos que necessitam ou que ocasionalmente transitam por ela... A estória com "E" bem grande é que nos papeis, a estrada toda consta como calçada e em perfeitas condições de uso...

    Acho que essa via (como vocês descreveram bem: de crateras lunares) deve ser um tanto sem importância afinal ela é tão somente uma estrada vicinal que liga regiões de grande produtividade agrícola à cidade e à BR 232, tão somente uma via que escoa produtos de depósitos e armazéns de várias empresas locais, tão somente uma estrada que liga as cidades circunvizinhas ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco no então campus Vitória, tão sem importância que imagino que os moradores do bairro do Oiteiro e adjascências devem preferir sair pelas vias que ligam à cidade de Glória de Goitá-Pe que por ela...

    Eitaaaa... tô SÓ me perguntando a SÓ 10 anos quando que esse BAMBORIM INSTITUCIONAL vai chegar nos finalmente e aportar descentemente em solos terráquios...

    :[



    blaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, a situação dessa estrada eh uma vergonha. Alem dos buracos, deram pra fzer assaltos agora.

    (Alunno do IFPE)

    ResponderExcluir
  3. Mas o ano que vamos todos votar neles (40 ou 25)!

    ResponderExcluir

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

O Grito da Juventude


Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico