Redes Social

Casa Diogo de Braga: Câmara de vereadores ou ... ?


E agora José?
Câmara de vereadores de Vitória - PE

 Vereador é a designação tradicional, nos países de língua portuguesa, de um membro de um órgão colegial representativo de um município, com funções executivas ou legislativas, conforme o país. Os vereadores agrupam-se, normalmente, numa câmara municipal ou câmara de vereadores.

Sendo o município um dos entes integrantes da Federação Brasileira, conforme define a Constituição de 1988, delegou a Carta Magna maiores poderes a este. Os artigos 29 a 31 prescrevem, para os vereadores, dentre outros: Mandato de quatro anos, por voto direto e simultâneo em todo o país; Elaboração da Lei Orgânica do Município; Número de integrantes nas câmaras proporcional à população do município (variando de 9 a 55); Fiscalização e julgamento das contas do Executivo; Inviolabilidade por suas opiniões, palavras e votos - no exercício do mandato e na circunscrição do município; Legislar sobre assuntos de interesse local.

No entanto, no município de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata de Pernambuco, alguns vereadores atuam apenas por telepatia, dificilmente comparecem às sessões da Câmara Municipal.   Entre àqueles que deveriam atuar na fiscalização do Executivo e elaborar projetos de Leis, encontra-se (?) o presidente da câmara e ex-prefeito José Aglaílson (PSB), conhecido também como, Zé do Povo, Cabeção, O homem das 500 obras,  deus, “blá-blá-blá”,  que , segundo informações do Blog A Voz da Vitória, das  20 (vinte)  sessões realizadas este ano, Aglaílson trabalhou incansavelmente em 05 (cinco), mostrando todo seu compromisso e respeito com o cargo e com a população vitoriense.

Vale ressaltar que na Cidade de Vitória, de acordo com o vereador Pedro Queiroz (PPS), a câmara de vereadores deixou de ser uma ambiente de discussões acerca do Município e transformou-se em um  “cabaré” e “pocilga”.

Para os menos afortunados cognitivamente, cabaré, prostíbulo, privê, bordel, lupanar, casa de prostituição, zona, ou popularmente puteiro é um local destinado à prostituição, o qual atua muitas vezes de forma (i)legal, uma vez que tal prática ainda é considerada crime em grande parte dos países. Já “pocilga”... é um curral de porcos, ou uma casa ou lugar onde há imundície.




Informações complementares: Blog A Voz da Vitória; Wikipédia; Dicio – Dicionário online.
Imagens: Blog A Voz da Vitória e Google imagens.

Um comentário:

  1. CHEGOU A HORA DE DARMOS UM BASTA NESSA POLITICAGEM DE VITORIA!!!! O ANO QUE VEM TEM ELEIÇÕES, VAMOS BOICOTAR ESSES DOIS LADOS PARTIDÁRIOS ARCAICO DE VITÓRIA! VAMOS MOSTRAR NOSSA FORÇA! "SOMOS JOVENS E NÃO TEMOS TEMPO À PERDER"

    ResponderExcluir

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

O Grito da Juventude


Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico