Redes Social

Rio Tapacurá - Um exemplo de preservação ambiental



Vitória de Santo Antão, assim como grande parte das cidades brasileiras, é cortada por um Rio. Rio,  para os menos afortunados cognitivamente que  também pode ser chamado de   flúmen, é um curso natural de água, usualmente de água doce, que flui no sentido de um oceano, um lago, um mar, ou um outro rio. Em alguns casos, um rio simplesmente flui para o solo ou seca completamente antes de chegar a um outro corpo d'água. Pequenos rios também podem ser chamados por outros nomes, incluindo córrego, riacho, riachuelo, canal e ribeira. Não existe uma regra geral que define o que pode ser chamado de rio, embora em alguns países ou comunidades, um fluxo pode ser definido pela seu tamanho. Muitos nomes de rios de pequeno porte são específicos para a sua localização geográfica. Um exemplo é o termo "burn", usado na Escócia e no Nordeste da Inglaterra. Às vezes um rio é considerado maior do que um afluente, mas isso nem sempre é o caso, por causa da imprecisão na linguagem. O rio faz parte do ciclo hidrológico. A água de um rio é geralmente coletada através de escoamento superficial, recarga das águas subterrâneas, nascentes, e a liberação da água armazenada em gelo natural (por exemplo, das geleiras).

Esse exemplo de rio que passa pela cidade deixando-a  um odor sensacional nas regiões ribeirinhas, é o famoso Tapacurá. Este flúmen (Rio)  que está localizado na bacia hidrográfica do Rio Capibaribe, tem o comprimento de 72,6 km, considerando o seu percurso desde a nascente, no município de Gravatá, até a desembocadura no rio Capibaribe, no município de São Lourenço da Mata, do qual é o principal afluente. Limita-se ao norte com as bacias dos rios Goitá e Cotunguba (ambos afluentes do Capibaribe), a oeste coma bacia do Cotunguba, ao sul com as bacias dos rios Ipojuca,
Pirapama e Jaboatão, e a leste com as dos rios Jaboatão e Muribara, este último, também afluente do Capibaribe. Sua área de drenagem é de 470,5 km2 e abrange seis municípios, sendo que 38,6% localizam-se em Vitória de santo Antão, 31,2% em Pombos, 19,8% em São Lourenço da Mata, 4,3% em Gravatá, 3,3% em Moreno e 2,8% em Chã Grande.

Durante a sua passagem pelo município de Vitória de Santo Antão, o rio ganha uma linda coloração escura, deixando-o semelhante ao ouro negro (Petróleo), o que é bastante enriquecedor para a região. O Rio, também, funciona como um grande deposito de materiais (não)utilizáveis, como sofás, geladeiras, fogões...enfim, quem precisar mobiliar sua residência pode passa lá e adquirir seu produto gratuitamente. Desta forma, em épocas de chuvas, devido ao grande abastecimento de eletrodomésticos e da invasão habitacional de suas margens, o rio acaba transbordando e transformando a cidade em um imenso açude. Que beleza!

O legal também é que, de acordo com estudos, não há oxigênio suficiente para a sobrevivência de peixes ou qualquer espécie aquática no Tieté pernambucano, no entanto alguns cágados – que é uma espécie de tartarugas – costumam passar suas férias nele. Só lembrando, para os menos afortunados cognitivamente que oxigênio é é um elemento químico de símbolo “O”, número atômico 8 (8 prótons e 8 elétrons) com massa atômica 16 u. Na sua forma molecular, O2, é um gás a temperatura ambiente, incolor (azul em estado líquido e sólido), insípido, inodoro, comburente, não combustível e pouco solúvel em água. Representa aproximadamente 20% da composição da atmosfera terrestre. É um dos elementos mais importantes da química orgânica, participando de maneira relevante no ciclo energético dos seres vivos, sendo essencial na respiração celular dos organismos aeróbicos. Uma outra molécula também formada por átomos de oxigênio é o ozônio (O3), cuja presença na atmosfera protege a Terra da incidência de radiação ultravioleta procedente do Sol. E também é de fundamental importância para a sobrevivência de todos os seres vivos terrestres.

Deu o Carai em Vitória
Informações complementares da Enciclopédia Online Livre (Wikipédia); CPRH; e, JC ONLINE
Imagens: Google Imagens

2 comentários:

  1. Quer saber quando vc chegou em Vitória vindo de Recife de olhos fechados? Quando vc sentir um odor um "tanto" desagradável (pra não dizer uma odor desgraçado), bingo!!!Vc chegou!!!

    ResponderExcluir

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

O Grito da Juventude


Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico