Redes Social

“Por que a gente é assim?”




Vitória de Santo Antão possui 130 mil habitantes, de todas as classes, de todas as cores e com toda a multidiversidade que se possa imaginar: estudantes, católicos, evangélicos, espíritas, umbandistas, gays, lésbicas, bissexuais, estudantes, professores, taxistas, feirantes, skatistas, funqueiros, pagodeiros, roqueiros, alternativos, escritores, políticos, piadistas, políticos-piadistas, aposentadores, etc. São 130 mil cabeças complexas aglutinadas por fatores tão complexos quanto esses cérebros.  Pairam perguntas: o que é que se passa na cabeça dessa gente? Por que deixam sua comunidade ser como é? Por que agente é assim? Matematicamente, é realmente uma coisa muito difícil de explicar, pois 99% de Vitória de Santo Antão é comandada por 1%. Ou seja, é matematicamente improvável que cerca de 1300 políticos e governantes possam controlar 130 mil pessoas. É até mesmo uma piada de mau gosto, contada por 1300 humoristas.

Alguns arriscam responder: "O povo é uma boiada que segue o aboio", “O povo é burro!” Como é que é isso? Somos milhares de professores no município, milhares de estudantes universitários, milhares de profissionais liberais, etc; toda essa gente tem acesso à informação e superam em muito o número de políticos. Desorganização. A resposta é Desorganização. Mas não é uma desorganização qualquer, é uma desorganização tão complexa quanto cada cérebro desse, e que é nossa amiga e companheira antes mesmo do Brasil nascer (gostaria de mandar um abraço aos nossos irmãos portugueses). Ou seja, Vitória de Santo Antão, antes mesmo de ser como cidade e de possuir pessoas com um sentimento de pertencimento comum, já estava fadada a desorganização.

Esse é o espírito comum no Brasil. Somos desorganizados com o nosso futuro, somos desorganizados com a nossa cidade, somos desorganizados social e politicamente, somos amplamente desorganizados. E é essa desorganização que faz com que pelo menos 1300 pessoas sejam incapazes de se organizarem torno de um propósito, que privilegie o bem coletivo.

Queremos reunir 2000 vitorienses insatisfeitos. Mas se organizarmos 100, já estaremos fazendo história.


Texto: Blog Aposente um Vereador Vitoriense
Blog Deu o Carai em Vitória

2 comentários:

  1. Caranguejo sá, Caranguejo sá...! pego ele na lama levo pro meu caçuá

    ResponderExcluir
  2. Mais um pra lista de insatisfeitos...

    Melicio Oliveira

    ResponderExcluir

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

O Grito da Juventude


Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico