Redes Social

A passividade do povo brasileiro


O Brasil é um país que carrega o estigma da corrupção política. Entra governo, sai governo e os escândalos não param de aparecer. Mas por que os brasileiros são tão passivos com os abusos da política?

A resposta não é tão clara, mas é certo que a maior parte dos brasileiros é acomodada. No Brasil existem poucos movimentos populares espontâneos. E quando isso acontece, quando o povo vai à rua, o movimento é logo associado a sindicatos e partidos de esquerda. Vivemos num país democrático, onde a democracia parece não ser valorizada.

Na época da ditadura brasileira havia mobilização social contra o governo, não só nas ruas, mas também nas artes e na imprensa. O povo se indignava e lutava. Atualmente, os brasileiros vivem a inércia, parecem acostumados aos escândalos e esquemas que regem a política do país. Pesquisadores e sociólogos afirmam que os grupos que, historicamente, lutavam contra os abusos políticos, hoje estão vendidos à máquina do governo, recebendo milhões de reais para se calarem. Uma das últimas grandes manifestações públicas do Brasil foi a dos “Caras Pintadas”, que resultou na queda do ex-presidente Fernando Collor.

Podemos dizer que a sociedade brasileira ficou mais fraca, e o estado ficou mais forte. Por isso os brasileiros não reagem aos casos de corrupção que vivem estampados nas manchetes dos jornais. Os valores ideológicos foram perdidos e, hoje, até mesmo a imprensa brasileira não está imune às amarras que defendem interesses políticos e financeiros.



Texto retirado do portal “site de curiosidades”
Blog Deu o Carai em Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico