Luiz Miguel pergunta: Vitória
tu sabes quanto custa p/ asfaltar c/ material de qualidade o trevo dos Borges?
Ou é muito caro ou "Elialira" deve tá vendendo amortecedor. Isso é
incompetência ou má vontade?
Olá, Luiz! Primeiro, me perdoe pela demora, é que eu estava viajando de
férias, afinal ninguém é de ferro, né?! Mas, quanto as suas perguntas...
Primeiro, para a construção de estradas
de pista dupla, o valor médio é de R$
300.000 por km, podendo variar, dependendo, da largura das pistas, acostamento,
qualidade, etc. Segundo, acredito seja
“incompetência”, caso contrário a prefeitura teria utilizado asfalto de boa qualidade
no recapeamento das ruas do Centro. Nota-se que não faz nem seis meses e é
bastante fácil encontrar buracos pelas ruas, um exemplo disso é justamente o
Trevo do Borges que você comentou.
Bom, os menos afortunados cognitivamente devem estarem se perguntando: “E
como se asfalta uma rua?”. Pois bem, seguem-se os seguintes passos:
1. Primeiro, é feito um estudo de nível, para acertar a altura da rua
com a das casas. Em seguida, vêm a limpeza e terraplenagem do terreno. Se o
solo for resistente, adicionam-se entre 5 e 10 centímetros de terra semelhante
à original para reforçar. Se ele for instável, como o de um brejo, a camada
pode ir de 60 centímetros a 3 metros de espessura.
2. A sub-base, ou base granular, é um estrato de cerca de 15
centímetros, geralmente composto de pedras de 7 a 10 centímetros de diâmetro.
Os espaços vazios são preenchidos com pó de pedra e compactados com rolo
compressor. Em lugares pouco movimentados essa camada pode ser feita de saibro
(uma mistura de areia, argila e cerâmica), ou rochas pequenas.
3. Com 7,5 centímetros de altura em média, a base é feita de pedras de 2
a 5 centímetros, cujos formatos se encaixam após a compactação. Os espaços são
preenchidos com asfalto diluído, que impermeabiliza e dá liga. Na superfície é
aplicada uma película de um tipo de asfalto chamado emulsão asfáltica, que gruda
a base ao revestimento que virá por cima.
4. O pavimento é revestido com cerca de 5 centímetros de concreto
asfáltico. O asfalto é um material negro derivado de petróleo que começa a
amolecer e a ficar grudento a partir de 50 ºC. Quando esfria, endurece e fica
bem preso à base. Os asfaltos modernos, que precisam agüentar muita carga, têm
aditivos químicos e restos de pneus para durar até 30 anos.
Abraços!
Para responder sua pergunta me apoiei em informações da Revista Mundo
Estranho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.