Redes Social

Vitória responde


Luiz Miguel pergunta: Vitória tu sabes quanto custa p/ asfaltar c/ material de qualidade o trevo dos Borges? Ou é muito caro ou "Elialira" deve tá vendendo amortecedor. Isso é incompetência ou má vontade?



Olá, Luiz! Primeiro, me perdoe pela demora, é que eu estava viajando de férias, afinal ninguém é de ferro, né?! Mas, quanto as suas perguntas... Primeiro,  para a construção de estradas de pista dupla,  o valor médio é de R$ 300.000 por km, podendo variar, dependendo, da largura das pistas, acostamento, qualidade, etc. Segundo,  acredito seja “incompetência”, caso contrário a prefeitura teria utilizado asfalto de boa qualidade no recapeamento das ruas do Centro. Nota-se que não faz nem seis meses e é bastante fácil encontrar buracos pelas ruas, um exemplo disso é justamente o Trevo do Borges que você comentou. 

Bom, os menos afortunados cognitivamente devem estarem se perguntando: “E como se asfalta uma rua?”. Pois bem, seguem-se os seguintes passos:

1. Primeiro, é feito um estudo de nível, para acertar a altura da rua com a das casas. Em seguida, vêm a limpeza e terraplenagem do terreno. Se o solo for resistente, adicionam-se entre 5 e 10 centímetros de terra semelhante à original para reforçar. Se ele for instável, como o de um brejo, a camada pode ir de 60 centímetros a 3 metros de espessura.

2. A sub-base, ou base granular, é um estrato de cerca de 15 centímetros, geralmente composto de pedras de 7 a 10 centímetros de diâmetro. Os espaços vazios são preenchidos com pó de pedra e compactados com rolo compressor. Em lugares pouco movimentados essa camada pode ser feita de saibro (uma mistura de areia, argila e cerâmica), ou rochas pequenas.

3. Com 7,5 centímetros de altura em média, a base é feita de pedras de 2 a 5 centímetros, cujos formatos se encaixam após a compactação. Os espaços são preenchidos com asfalto diluído, que impermeabiliza e dá liga. Na superfície é aplicada uma película de um tipo de asfalto chamado emulsão asfáltica, que gruda a base ao revestimento que virá por cima.

4. O pavimento é revestido com cerca de 5 centímetros de concreto asfáltico. O asfalto é um material negro derivado de petróleo que começa a amolecer e a ficar grudento a partir de 50 ºC. Quando esfria, endurece e fica bem preso à base. Os asfaltos modernos, que precisam agüentar muita carga, têm aditivos químicos e restos de pneus para durar até 30 anos.


Abraços!
Para responder sua pergunta me apoiei em informações da Revista Mundo Estranho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico