Redes Social

FICHA LIMPA, Transparência e outras dignidades

Ontem, dia 16 fevereiro de 2012, ocorreu um fato que foi um pequeno passo para a democracia, mas um grande passo para a sociedade brasileira.

O Supremo Tribunal Federal aprovou a Lei da Ficha Limpa para as eleições deste ano. Temíamos pela não aprovação ou adiamento do pleito, coisa desejada pelos grandes Dinossauros Cacifes da política brasileira.

Esse projeto inteiramente popular comprova que a força e a decisão do nosso futuro só depende de nós: eleitores-contribuintes-cidadãos. E não tem como escapar do fato, tendo em vista a obrigação legitima (ou não) do nosso voto.

Irônico é ouvir discursos genéricos como o do Ministro Gilmar Mendes: no entanto, a Ficha Limpa é resultado da "imprecisa vontade do povo". "Se levar em conta a vontade do povo, a qual devemos dar prevalência? À iniciativa popular que é representada por grupos de interesse, muitas vezes podendo ser manipulada pelas campanhas dos meios de comunicação, ou àquela legitimamente manifestada e apurada nas urnas?" (Veja Também)

Somos tão imprecisos quanto às leis que vigoram no nosso país. Cometer um crime “hediondo” como a Corrupção, acarreta diversas conseqüências malévolas a nossa sociedade (isso sem o mínimo de exagero), contudo, a política desengatilha a arma para não dá um tiro no próprio pé.

Quem por algum motivo contesta a legitimidade dessa lei, deve ser no mínimo digno de desconfiança, sabendo que tudo que é lei nesse país é faca de dois gumes, ou seja, estas são feitas com uma ambigüidade proposital bem brasileira. Devemos ter cuidado (sempre) e avaliar e fiscalizar a quem nós damos o poder de administrar nosso país.

E PARA NÃO CONCLUIR devemos deixar claro dois pontos:

1. Falando de uma forma bem popular. Você quando procura um emprego ou faz um concurso é preciso mostrar seus antecedentes, sendo assim, você pode ser admitido ou não de acordo com esses antecedentes. A Política é o trabalho, o Voto é a carta de admissão, por que não mostrar os antecedentes antes?

2. A Manipulação ocorre quando não há transparência nos fatos ocorridos, ou seja, se houver um aviso seguinte dizendo: VOCÊ ESTÁ SENDO MANIPULADO. Esse aviso já exprime certa credibilidade à mensagem passada. Transparência que inexiste na política atual, portanto, sem credibilidade. Fiquemos atentos ao que acontece ao nosso redor.

As opiniões expressas aqui são de populares: pessoas que querem ver a dignidade de seu país recuperada, e esse fato não pode ser manipulado.

7 comentários:

  1. EM Permanbuco três ficaram inelegiveis, Miranda, moinho e José Aglailson, vão ser prefeitos agora da Lua.

    ResponderExcluir
  2. Professor José Ambrósio.18 de fevereiro de 2012 às 18:20

    Na verdade acho impossível encontrar alguém que é executivo político e seja honesto, se fosse-me permitido fazer uma investigação nas contas da prefeitura de Vitória de santo antão, em nosso presídio não iria caber tantos ratos, é bom que se saiba um grandão do tribunal de contas é irmão do sec. de saúde, DR. Júnior, o homem é sabido estar muito bem calçado, ele tem uma costa quente. agora quando o nosso prefeito sair da prefeitura, aí teremos o desgosto de sabermos que colocamos para nos governar um desonesto, é só esperar para ver, mas isto não preocupa nosso prefeito, ele sabe que nunca mais será elegido para porcaria nenhuma.

    ResponderExcluir
  3. José Ambrosio, espere para ver a reeleição de Elias Lira, agora 55, o prefeito mais honesto, decente e FICHA LIMPA, investigue, faça tudo, não vai encontrar irregularidades no governo Elias Lira, a rata que tinha saiu a muito tempo e esta pagando por isso. novidade: BIU DA MOREPE E DEDE apoiam a REELEIÇÃO DE ELIAS LIRA.

    ResponderExcluir
  4. ó Pai perdoa-lhes eles não sabem o que dizem aushuahushau

    ResponderExcluir
  5. Político honesto? kkk e k

    ResponderExcluir
  6. Elias Lira honesto? Geeeenteeee!!! Será q alguém crê nisso????? Pelo aamorrr de Deus, ele é um covarde que durante todo seumandato nao deun ada de aumento aos servidores publicos do municipio (efetivos) e agora quer empurrar a força um reajuste indecente e ainda por cima na calada da noite,sem sentar uma unica vez p negociar. ele é um corrupto como tantos outros,injusto,imoral,covarde,desonesto,mentiroso,ignorante,prepotente. Só Cristo é fiel e esta do lado do povo. Deixem de ser bestas q ele nao tem consideração por NINGUÉM!!!!

    ResponderExcluir
  7. Seu Elias não considera ninguém principalmente se este alguém for pobre, ele surrupiou principalmente dos efetivos quase todas gratificações, seu Elias é um dos piores ladrões, rouba de quem não tem quase nada. motoristas no tempo de Zé do povo ganhava mais ou menos R$ 1.300,00, isto há quatro anos, hoje estar se lascando com um salário mínimo.

    ResponderExcluir

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

O Grito da Juventude


Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico