Redes Social

Faixa de Pedestres?


Geralmente em cada ponto de semáforo existem faixas de pedestres, mas em Vitória estas (não)importantes sinalizações são invisíveis, o que facilita a não-distração dos condutores de automóveis, e o tráfego de pessoas, uma vez que não precisam de lugar específico para atravessarem.
Para os menos afortunados cognitivamente, faixa de segurança ou faixa de pedestres (Português brasileiro) ou passagem de peões ou passadeira (Português europeu) é o termo que designa uma sinalização horizontal constituída por uma série de faixas que delimitam a área determinada para a travessia pedestre de ruas, avenidas e vias em geral. As faixas de segurança são geralmente constituídas de retângulos brancos sucessivos transversais à via atravessada.
Também prevista em Lei, as faixas de pedestres devem ter suas manutenções, feitas pelos órgãos de trânsito, constantemente verificadas:

Art. 71. O órgão ou entidade com circunscrição sobre a via manterá, obrigatoriamente, as faixas e passagens de pedestres em boas condições de visibilidade, higiene, segurança e sinalização.
Constitui infração gravíssima, punida com multa de até R$ 191,54, desrespeitar a preferência do pedestre na faixa.

No entanto, como Vitória de Santo Antão é um município diferente dos demais, essa obrigatoriedade não é seguida. Na Cidade, todos atravessam as ruas aonde querem e como querem, assim como os veículos automotores e sem motores que também param quando querem e aonde querem.

Em algumas cidades interplanetárias, ao respeitar a faixa de pedestres, os indivíduos não estão  apenas seguindo uma norma de Boas-maneiras no trânsito, mas também respeitando a Lei. No Brasil, o Artigo 70 do Código Nacional de Trânsito diz:

Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código (Art. 70).

Porém, como na Cidade de Osman Lins as normas e regras de trânsito são diferentes,  cada um faz como bem entender.

Afinal de contas,  para que gastar dinheiro com uma lata de cal para pintar de branco um chão que as pessoas vão pisar e os motoristas “cantarão” os pneus dos seus automóveis em cima?
 O melhor a fazer é deixar esse carai assim mesmo!

Informações complementares:  Portal do Trânsito e Wikipédia.
Imagem: Google Imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico