Redes Social

EDUCAÇÃO E CULTURA - “O Sobradinho Mourisco.”


Sobradinho Mourisco - Rua Imperial



Para alguns, o Sobradinho Mourisco, localizado na Rua Imperial, número 81, em Vitória de Santo Antão, é considerado o único remanescente da povoação de Santo Antão da Mata. Prédio de Taipa, datado do início do século XVIII. Hoje felizmente não é aberto a visitação, pois sua estrutura há muito tempo não é verificada, correndo o risco de desabar a qualquer momento. Até os animais mais intrépidos, como ratos e baratas, fugiram de lá com medo de se acidentarem.

Vale lembrar que o Sobradinho foi o hotel cinco estrelas, onde ficou hospedado a Majestade Imperial D. Pedro II, quando deu uma “passadinha” por estas terras. Para quem não sabe, D. Pedro II foi, e ainda é (para alguns),  um dos personagens mais admirados do cenário nacional, e é lembrado pela defesa à integridade da nação, ao incentivo à educação e cultura, pela defesa à abolição da escravidão e pela diplomacia e relações com personalidades internacionais, sendo considerado um príncipe filósofo por Lamartine, um neto de Marco Aurélio por Victor Hugo e um homem de ciência por Louis Pasteur e ganhando a admiração de pensadores como Charles Darwin, Richard Wagner, Henry Wadsworth Longfellow e Friedrich Nietzsche.

A Regência foi conturbada, além de ter sido confusa. Proclamado “de maior”, antecipadamente, em 23 de julho de 1840 ele foi coroado no ano seguinte. Era então, aos 15 anos, um jovem louro, alto, corpo atlético, sarado, de olhos azuis, mas que, apesar disto, nunca mordeu a fronha nem agasalhou o croquete.

Embora seja a atual sede da Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência, que, juntamente com o Instituto Histórico e Geográfico vem reclamando a reforma do local, a preocupação do poder público local, incluindo os gestores municipais, com a historicidade do município é tanta que não estão nem aí. Dizem que “isso não dá votos.” A única história que deve ser preservada são as deles, como: “O homem das 500 obras” e “O homem de todos os buracos.”


Informações complementares: Wikipédia e Desciclopédia
Imagem: Blog O Grito da Juventude.

Um comentário:

  1. E quem quer saber de cultura em Vitória? O povo só quer saber de viver as custas desses políticos que não fazem nada pela população.

    ResponderExcluir

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

O Grito da Juventude


Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico