Redes Social

Redação do "Blog Deu o Carai em Vitória" é atingida pelas chuvas

Pronto, Agora Deu o Carai. Nem a redação do Blog foi poupada.

Durante esse período de intensas chuvas em Pernambuco, principalmente na região da zona da mata sul, que inclui o município de Vitória de Santo Antão, os escribas do  Blog Deu o Carai em Vitória estão trabalhando com a metade dos seus recursos, devido a  redação ter sido invadida parcialmente pelas águas de maio (04/05), impossibilitando, desta forma, as publicações das  reflexões que já estavam sendo programadas para esses dias. Os técnicos e engenheiros que compõe o mais novo meio de comunicação da cidade estão trabalhando, neste momento, para que em breve tudo volte à normalidade.


Para os menos afortunados cognitivamente, chuva é um fenômeno meteorológico que consiste na precipitação de gotas d'água no estado líquido sobre a superfície da Terra. A chuva forma-se nas nuvens. Nem todas as chuvas atingem o solo, algumas evaporam-se enquanto estão ainda a cair, num fenômeno que recebe o nome de virga e acontece principalmente em períodos/locais de ar seco.

Mas quando conseguem a peripécia de atingir o solo, fazem mais ou menos isso:

Enchente em Vitória de Santo Antão -  03/05/2011
Muitas vezes as chuvas ocorrem em forma de temporais. Estas se caracterizam pelos ventos fortes, trovoadas e relâmpagos. Os relâmpagos são descargas elétricas provocadas pelo choque entre nuvens carregadas com muita água e energia. Já o trovão, é o som provocado por este choque.

Os moradores de Vitória de Santo Antão, estão se tornando expert’s em conviver com esse tipo de situação. Toda e qualquer chuva é suficiente para provocar grande transtorno no centro comercial e nas regiões ribeirinhas ao Rio Tapacurá.

De acordo com informações do Blog Revista Fragmentos, Vitória de Santo Antão, não tem santo que dê jeito. A cidade está atolada. Os moradores dos córregos e alagados, como dizia Augusto Lucena, estão afundados num mar de lama. Antigamente, no Rio Tapacurá, tinha até peixe pro povo se alimentar. Hoje, nem caramujo. Muita gente morreu de barriga d'água, por causa do schistosoma que grudava nesse molusco gastrópode chamado burrié. Mas, a população foi crescendo e sacudindo tudo quanto é de porcaria no leito do rio. Quanto mais gente, mais brebote. Destruíram a fauna ictiológica e a vegetação potamográfica. Depois, pavimentaram a orla do Tapacurá, transformando-o num tanque. Quando chove, a água esborra e o povo se abraça com a lama. É a água doida, sem saber para onde ir, e o povo doidinho, sem saber onde ficar. Não existe catástrofe na natureza, porque ela viveria direitinho sem a gente. Nós é que não podemos viver sem ela. No entanto, a maltratamos, e o feitiço vira por cima do feiticeiro.

Os escribas do Blog Deu o Carai em Vitória agradece a compreensão. Dentro em breve estaremos voltando na totalidade. Por enquanto, serão postadas reflexões de cunho um pouco mais sistemático e acadêmico, envolvendo o contexto histórico da filosofia.

Lembrando que, continuaremos publicando as reflexões que nos são enviadas.

============================================
============================================


Informações complementares: Wikipédia e Blog Revista Fragmentos

2 comentários:

  1. Parabéns à redação do blog PRONTO, AGORA DEU O CARAI EM VITÓRIA! Espero que as ÁGUAS DE MAIO não tenham provocado maiores estragos. Durante a reportagem esqueceram de mencionar o desabamento do prédio do RESTAURANTE ACONCHEGO, na mesma rua da CASA DO DIOGO DE BRAGA - vulgo, CÂMARA DOS VEREADORES da VITÓRA DE SÃO TÃO TÃO - provocado também pelas águas que DEUS dá. E - aqui para nós e nossa saúde - eu soube que os políticos não esboçaram nem, ao menos, 1 projeto em prol da preservação patrimonial desse e de outros prédios "antigos". Além disso, o empreendimento estava às margens da falência que, para a surpresa do "dono", foi múltipla.

    ResponderExcluir

Opinião é como cheque: todo mundo pode emitir, mas não necessariamente vale alguma coisa. Respeito é bom e todo mundo gosta.

 

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA

OUTROS BLOG'S DE VITÓRIA
Revista Fragmentos

Travessia Mata Centro

Escola Virtual

Ven1

O Grito da Juventude


Dieguinho Gravações

Marcelo de Marco

Amor por Clássico